Por que encher o tanque de gasolina até a boca é perigoso? Entenda os riscos e custos do conserto
Evite encher o tanque até a boca! Saiba por que isso pode ser perigoso e o quanto o conserto pode sair caro
Muitos motoristas têm o hábito de encher o tanque de gasolina até a boca, acreditando que isso garantirá mais autonomia para o carro. Porém, esse simples ato pode ser mais arriscado do que parece, podendo danificar componentes importantes do veículo e, pior ainda, causar custos inesperados com consertos. Acompanhe o Garagem360 e entenda os riscos e os motivos pelos quais esse hábito pode sair caro.
Encher o tanque de gasolina até a boca é perigoso?
Quando você pede ao frentista para continuar abastecendo o carro mesmo depois do corte automático da bomba, você está colocando o funcionamento do seu veículo em risco.
A princípio, o tanque de gasolina dos carros é projetado com sistemas de segurança para evitar a liberação de vapores de combustível no ar, como o sistema de recuperação dos vapores e o controle de emissões.
Esses sistemas são essenciais para reduzir a poluição e para garantir que os vapores de gasolina não se espalhem, mas encher demais o tanque pode prejudicar esses mecanismos.
No entanto, quando o combustível é forçado a ir além da capacidade do tanque, o sistema de recuperação de vapores pode ser saturado com gasolina, o que pode comprometer o desempenho desses componentes.
O resultado? A luz de verificação do motor acende e você precisará levar o carro até a oficina para um conserto que pode ser bem caro.
Quais os riscos de encher o tanque de gasolina até a boca?
Os riscos de encher o tanque de gasolina até a boca vão muito além de uma simples luz acesa no painel. A seguir, confira os principais problemas que esse hábito pode causar:
Danos ao sistema de controle de emissões
O tanque de combustível do carro conta com um sistema que ajuda a evitar a liberação de vapores para o ar. Se o tanque é excessivamente preenchido, esses vapores podem ser forçados para fora do sistema, o que pode danificar peças sensíveis.
Saturação dos filtros de vapor
O filtro de vapor é um componente crítico para manter os gases dentro do tanque e evitar que se dispersem. Quando o tanque é excessivamente preenchido, esse filtro pode ficar saturado de gasolina, comprometendo sua eficácia e o desempenho do veículo.
Custos inesperados
O pior de tudo é que, ao encher o tanque até a boca, você pode estar desperdiçando combustível. Atualmente, muitas bombas de gasolina possuem sistemas de recuperação de vapor, que retornam ao posto o combustível excedente que foi forçado para fora do tanque.
Ou seja, você paga por gasolina que não chegou ao seu carro!
Como evitar os danos ao encher o tanque de gasolina até a boca?
Para garantir que seu carro continue funcionando de maneira eficiente e segura, você pode seguir algumas dicas:
- Respeite o limite do tanque: Quando a bomba corta o abastecimento, pare de encher. Isso significa que o tanque já atingiu sua capacidade ideal.
- Evite os “excessos”: Não tente encher o tanque após o corte automático da bomba. Isso pode não só danificar seu carro, mas também é desperdício de combustível, já que a gasolina pode ser devolvida ao posto.
- Fique atento ao comportamento do seu veículo: Por fim, se você perceber que a luz de verificação do motor acende ou o carro apresenta um desempenho abaixo do esperado, é uma boa ideia levar o veículo ao mecânico para verificar o estado do sistema de emissões e vapor.
Inicialmente, encher o tanque de gasolina até a boca pode parecer uma boa ideia para quem quer mais autonomia, mas os riscos para o seu veículo são grandes.
Logo, danos ao sistema de emissões, ao controle de vapores e a saturação dos filtros podem resultar em custos inesperados e em danos que afetam o desempenho do seu carro.
Enfim, para evitar esses problemas, respeite o limite do tanque e evite os excessos na hora de abastecer.
Agora, conta aqui embaixo: você costuma encher o tanque até a boca? Já teve algum problema por causa disso?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.