Toyota exibe carro de corrida movido a hidrogênio em Le Mans
Toyota exibe protótipo de corrida movido a hidrogênio em Le Mans, abrindo caminho para o futuro dos carros de corrida sustentáveis.
A Toyota deu um grande passo em direção ao futuro dos carros de corrida sustentáveis, com a apresentação do protótipo GR LH2 Racing Concept no Circuito de la Sarthe, antes das icônicas 24 Horas de Le Mans.
Este novo modelo não é apenas mais um carro de corrida, mas uma verdadeira promessa de inovação, já que é movido a hidrogênio – um combustível limpo que pode revolucionar o mundo dos esportes a motor. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Conheça o GR LH2 Racing Concept – o carro de corrida movido a hidrogênio da Toyota
O GR LH2 Racing Concept da Toyota é um protótipo desenvolvido para expandir as fronteiras das tecnologias de motores de combustão a hidrogênio. Baseado no famoso hipercarro híbrido GR010, utilizado pela marca no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), o protótipo tem como objetivo testar e validar a viabilidade do hidrogênio como combustível para corridas de alta performance.
Kazuki Nakajima, vice-presidente da equipe WEC da Toyota e vencedor de três edições das 24 Horas de Le Mans, explicou que o principal foco da montadora é “expandir as possibilidades da tecnologia de motores de combustão de hidrogênio”, uma alternativa ao tradicional motor a combustão interna.
A Toyota acredita que a integração de tecnologias sustentáveis no automobilismo é um passo fundamental para levar a inovação também para os carros de rua no futuro.
O que sabemos sobre o protótipo?
Embora a Toyota tenha se mostrado bastante reservada em relação aos detalhes técnicos do sistema de hidrogênio e do trem de força do GR LH2, a montadora confirmou que o protótipo foi construído no Centro Técnico Higashi-Fuji da Toyota, no Japão, e no centro de produção da Gazoo Racing, em Colônia, Alemanha.
Essas informações indicam que o projeto foi desenvolvido com o alto nível de qualidade e precisão já conhecido nos carros da marca, garantindo uma base sólida para as futuras inovações.
Kazuki Nakajima destacou que o objetivo imediato é “não apenas testar o motor de combustão a hidrogênio, mas também aprender sobre a infraestrutura e o sistema de abastecimento necessários para tornar o hidrogênio viável nas pistas”.
Este é um ponto crucial, pois o combustível de hidrogênio ainda está em desenvolvimento em várias frentes, e a infraestrutura de abastecimento precisa ser ampliada para que ele seja uma alternativa viável em escala global.
O futuro do hidrogênio no Campeonato Mundial de Endurance
Embora a Toyota tenha ambições de introduzir carros de corrida movidos a hidrogênio já em 2024, essas metas foram adiadas para 2028 devido às complexas questões de regulamentação e tecnologia. Recentemente, a FIA aprovou novas regras para o armazenamento de hidrogênio líquido, o que abre caminho para a introdução de carros movidos a hidrogênio nas competições de longa duração.
O que você acha do futuro do automobilismo movido a hidrogênio? Você acredita que essa tecnologia tem o potencial de revolucionar as corridas de carros?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.