Qual o consumo do VW Tera? Modelo ‘popular’ promete ser extremamente econômico

VW Tera: compare o consumido médio do modelo alemão com os seus principais concorrentes do mercado automotivo!

O novo Volkswagen Tera 2026 já começa a chamar atenção no mercado, e um dos pontos mais comentados após a apresentação é justamente seu consumo. A linha traz três combinações de motor e câmbio, mirando diretamente na eficiência.

A configuração de entrada utiliza motor 1.0 aspirado, sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas.

Esse mesmo câmbio também equipa a versão intermediária, chamada TSI MT, que traz o motor 1.0 turbo. Já as versões mais completas, Comfort e High, adotam o motor turbo, mas acoplado ao câmbio automático de 6 marchas

Porém, fica o questionamento: será que essas versões são mais econômicas que os principais concorrentes do setor? Logo abaixo, vamos responder essa questão. Acompanhe!

Consumo do VW Tera 2026

VW Tera - Foto: divulgação
VW Tera – Foto: divulgação

Analisando os números divulgados, as versões turbo com câmbio automático acabam sendo as menos econômicas, principalmente no uso urbano com etanol, registrando 8,6 km/l.

Por outro lado, o melhor desempenho da linha aparece justamente no VW Tera TSI MT, que é equipado com motor turbo e câmbio manual. Nessa configuração, o consumo na estrada chega a 15 km/l com gasolina. A seguir, você confere os dados de todas as versões do modelo. Tome nota: 

🚗 Consumo do VW Tera 2026

Versão MPI MT TSI MT Comfort High
Etanol – Urbano 9,1 km/l 9 km/l 8,6 km/l 8,6 km/l
Etanol – Rodoviário 10,2 km/l 10,3 km/l 10,3 km/l 10,3 km/l
Gasolina – Urbano 13,2 km/l 12,9 km/l 12,2 km/l 12,2 km/l
Gasolina – Rodoviário 14,7 km/l 15 km/l 14,5 km/l 14,5 km/l

Graças a esse resultado, a Volkswagen já fala em uma autonomia teórica de até 735 km, o que posiciona o Tera como um dos SUVs compactos mais econômicos da categoria.

Comparando com os rivais diretos

Considerando o VW Tera TSI MT, com preço sugerido de R$ 116.990, faz todo sentido colocá-lo frente a frente com seus principais concorrentes na mesma faixa de preço.

O primeiro deles é o Fiat Pulse Drive 1.3 CVT, que também custa R$ 116.990 na linha 2025. O modelo italiano vem equipado com motor 1.3 aspirado de até 107 cv e câmbio automático CVT, priorizando conforto, mas sem turbo.

Já o outro rival é o Renault Kardian Evolution MT, que tem preço inicial de R$ 112.690. Assim como o Tera, o SUV francês adota um motor 1.0 turbo, porém mais potente, entregando 125 cv. No câmbio, o Renault leva vantagem, já que oferece uma transmissão manual de 6 marchas, enquanto o Tera TSI MT conta com apenas 5. 

A seguir, revelamos o consumo de todos os concorrentes do modelo alemão. Veja só: 

🚗 Comparativo de Consumo e Autonomia

Uso VW Tera TSI MT Fiat Pulse Drive 1.3 CVT Renault Kardian 1.0 MT
Etanol – Urbano 9 km/l 8,9 km/l 8,6 km/l
Etanol – Rodoviário 10,3 km/l 10,5 km/l 10,2 km/l
Gasolina – Urbano 12,9 km/l 13 km/l 12,4 km/l
Gasolina – Rodoviário 15 km/l 14,7 km/l 14,8 km/l
Autonomia máxima (rodoviário com gasolina) 735 km 662 km 740 km
Tanque de Combustível 49 litros 45 litros 50 litros

E aí, quem leva vantagem?

O VW Tera chega com a proposta de unir bom consumo, preço competitivo e uma das melhores autonomias do segmento. Na prática, ele se coloca como uma opção interessante para quem prioriza economia sem abrir mão do desempenho proporcionado pelo motor turbo.

E para você, qual é o melhor modelo? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

 

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Matheus Azevedo
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