Novo Fiat Fastback chega em breve com motor de Citroën Basalt
Novo Fiat Fastback: design, motor e mais; confira os principais detalhes desse modelo
O novo Fiat Fastback já está em desenvolvimento e tem data marcada para estrear na Europa. O projeto, identificado internamente como F2X, faz parte da estratégia da Stellantis para preencher o espaço deixado pelo Fiat Tipo, que ainda resiste no mercado em países como Argélia e Turquia, especialmente na versão sedã.
O lançamento está previsto para acontecer nos próximos meses, com chegada às lojas até o final do ano fiscal europeu.
Por lá, o SUV ocupará uma posição estratégica dentro do portfólio, alinhando-se com a nova proposta visual e mecânica da marca italiana. Logo abaixo, o Garagem360 conta todos os detalhes sobre esse modelo. Acompanhe!
Como é o novo Fiat Fastback?
O Fiat Fastback europeu fará parte da linha de modelos Smart Car, plataforma que será a base dos próximos lançamentos da marca no mundo todo. Essa arquitetura é uma derivação da CMP, conhecida por equipar veículos de baixo custo dentro do grupo Stellantis.
Esse modelo não surge isolado. Ele integra uma nova geração de veículos, que também inclui o Grande Panda e o Giga Panda, compartilhando design, tecnologias e motorização.
Leia também:
-
GM apresenta solução definitiva para correia dentada banhada a óleo
-
Conheça o BYD E7, sedã de R$ 81.554, com mais autonomia que Dolphin e preço de Renault Kwid
Visual do novo Fiat Fastback
O design do novo Fastback será inspirado na identidade visual do Grande Panda, que estreou recentemente na Europa. A proposta segue uma linha mais futurista e robusta, com elementos visuais atualizados em relação aos conceitos apresentados anteriormente.
O modelo mantém proporções de SUV cupê, mas com uma pegada mais moderna, marcada por linhas geométricas, faróis de LED e uma assinatura visual alinhada com a nova fase da Fiat no mercado global. A mesma identidade também estará presente no Giga Panda.
Conjunto mecânico do Fiat Fastback
O novo Fastback contará com o motor 1.0 GSE T3 Turbo flex híbrido leve de 12V, já utilizado na linha 2026 do próprio Fastback brasileiro e também no Pulse. É o mesmo conjunto mecânico presente no Citroën Basalt, reforçando o compartilhamento de componentes entre os modelos do grupo.
A fabricação será feita na planta de Betim (MG), junto do projeto F1H, que dá origem ao Grande Panda nacional. Por aqui, ele utilizará o mesmo monobloco do Citroën C3, reforçando a estratégia de padronização na plataforma.
Plataforma Smart Car
A base do novo Fastback é a plataforma Smart Car, uma evolução de baixo custo da arquitetura CMP. Todos os novos modelos compactos da Fiat adotam essa estrutura, com exceção de uma futura picape compacta prevista para 2027, que deve substituir a Strada no mercado brasileiro.
Quando o Fiat Fastback será lançado?
O novo Fiat Fastback deve começar a ser vendido na Europa até o fim de 2026. Já para o Brasil, os lançamentos com essa nova configuração devem demorar um pouco mais para chegar.
E você, como avalia o novo Fiat Fastback? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Honda HR-V é o SUV usado dos sonhos; saiba o porquê