Nova bateria da CATL tem mais de Mil km de autonomia e menos risco de incêndio
Nova bateria da CATL tem mais de Mil km de autonomia e menos risco de incêndio. Veja como funciona a bateria e suas vantagens.
Um dos maiores entraves para alguns céticos, o risco de incêndio e explosões das baterias de lítio, está com os dias contados. Pelo menos se depender da nova bateria da CATL, principal fabricante chinesa do componente, que resolveu “matar dois coelhos com uma cajadada só”.
Além da autonomia de mais de Mil km, a nova bateria tornou-se a primeira a obter o selo de segurança que atesta a eliminação completa do risco de incêndio e explosão – mesmo em caso de falha térmica interna.
Nova bateria da CATL tem mais de Mil km de autonomia e menos risco de incêndio
A bateria em questão foi validada por testes conduzidos pelo CATARC (Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China), órgão responsável por avaliar o nível de segurança do programa C-NCAP.
A nova norma de segurança, a GB 38031-2025, foi publicada em março deste ano e entra em vigor a partir de julho de 2026. Ela exige que as baterias não se incendeiem ou explodam, mesmo diante de uma fuga térmica, além de conter a fumaça gerada, evitando riscos aos ocupantes do veículo.
Para cumprir as exigências, os fabricantes devem submeter as baterias a testes extremos, como:
- Teste de impacto para simular colisões e danos estruturais na base do pack;
- Teste de 300 ciclos de carga rápida para simular curto-circuito;
- Avaliação de difusão térmica, para assegurar que a falha de uma célula não comprometa todo o módulo.
A nova bateria
De acordo com a CATL, o modelo aprovado foi a bateria lançada originalmente em 2022 e que utiliza a tecnologia CTP (Cell to Pack) de terceira geração.
Já disponível em veículos das marcas Zeekr, Aito, Li Auto e Neta, a nova arquitetura oferece um aproveitamento de até 72% de volume e densidade energética de até 255 Wh/kg.
Em outras palavras, os veículos com essa bateria podem aumentar sua autonomia para mais de 1.000 km no ciclo CLTC — ou cerca de 700 km em ciclos como o europeu WLTP.
Além da proteção extra contra incêndios, o componente traz recursos avançados em outros aspectos cruciais para a eletrificação.
A estrutura interna foi reforçada com uma placa de refrigeração líquida e uma almofada térmica em um camada multifuncional. Essa integração resulta em um sistema mais eficiente, com uma área de troca de calor até quatro vezes maior, o que otimiza a dissipação de calor.
Essa característica também permite cargas rápidas de 10% a 80% em aproximadamente 10 minutos, com uma potência de 5C. Em um futuro próximo, essa taxa de carregamento chegará a 6C, ainda mais veloz.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.