A Great Wall iniciará a venda de seus modelos em breve. A marca chinesa acaba de registrar outro veículo no INPI, será que ele fará parte do portfólio brasileiro?
Great Wall registra novo SUV no Brasil
A Great Wall Motor, maior fabricante de veículos chinesa, iniciou as atividades no Brasil no início do ano, quando começou as operações de atualização da fábrica que adquiriu da Mercedes-Benz, em Iracemápolis, interior do estado de São Paulo.
A montadora atuará através de marcas de segmentos específicos. Entre eles está a Haval, responsável pelo lançamento de SUVs, como o H6, por exemplo, modelo já confirmado para o mercado brasileiro e que será lançado em breve.
VEJA TAMBÉM
No entanto, a montadora também registrou no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial um outro modelo, o Haval Cool Dog. Trata-se de um SUV com pegada off-road. Seus traços se assemelham a modelos como o Jeep Renegade e Ford Bronco Sport, por exemplo.
O veículo foi lançado recentemente na China e as semelhanças com os modelos norte-americanos vão além do visual. As dimensões também são parecidas. O SUV chinês tem 4,42 metros de comprimento, 1,87 metros de largura, 1,74 metros de altura e 2,71metros de entre-eixos.
Embaixo do capô está o motor 1.5 turbo que rende até 184 cv de potência e 28 kgf,m de torque. O propulsor atua em conjunto com a transmissão de dupla embreagem automatizada de sete marchas. Além disso, o carro tem duas opções de tração, dianteira e traseira.
No mercado chinês o carro tem versões que variam entre R$ 86 mil e R$ 108 mil, de acordo com a configuração.
Além disso, o conjunto de equipamentos também mostra todo o potencial do veículo de concorrer com nomes já consagrados no país, como a multimídia de 12,3” e o sistema de som da JVC, sendo a primeira vez que a empresa realiza parceira com uma montadora para equipar veículos. No caso do Haval Cool Dog, ele terá um total de 18 alto-falantes dispersos no interior do veículo.
Além disso, o modelo conta com bancos em couro, volante multifuncional e acabamentos que valorizam o modelo, como painel e volante com acabamento macio ao toque.
Virá para o Brasil?
Como já mencionado em conteúdos anteriores, o simples registro no INPI não é garantia de que o modelo seja lançado no país, pode ser apenas a segurança de propriedade industrial da marca.
No entanto, tendo em vista a boa ascensão da categorias de SUVs no país, bem como de demais veículos com apelo fora de estrada, a chegada no Cool Dog não é tão irreal.
Além disso, caso ela seja lançado, concorrerá com nomes já consagrados no segmento e que possuem forte público, como o próprio Jeep Renegade.