Stellantis volta atrás e desiste de lançar modelo rival de BYD
Stellantis volta atrás e desiste de lançar modelo rival de BYD. Veja o que motivou o grupo dono da Fiat a desistir da ideia.
Já havíamos noticiado aqui que a Stellantis, dona da Fiat, Ram, Jeep, Peugeot, Citroën e outras marcas, estaria planejando lançar o Leapmotor T03 no Brasil. O modelo até chegou a ser testado em solo nacional, mas a empresa desistiu de lançar o rival do BYD Dolphin no país.
Stellantis volta atrás e desiste de lançar modelo rival de BYD
A informação, apurada por fontes na China e confirmada pelos nossos amigos do Autos Segredos, representa uma reviravolta nos planos da gigante automotiva.
A Stellantis, que já havia anunciado a chegada da marca chinesa Leapmotor ao Brasil com planos ambiciosos, incluindo uma rede de 34 concessionárias, vai focar seus esforços em modelos de maior valor agregado.
A princípio, a marca vai lançar o Leapmotor C10, um SUV elétrico que mira os concorrentes BYD Yuan Plus e Volvo EX40.
Agora, o T03 foi realmente descartado. Entre os possíveis motivos estão as suas características, menos robustas do que o rival da BYD.
Começa com as medidas. O T03, com seus 3,62 metros de comprimento e 2,40 metros de entre-eixos, é menor que o Dolphin Mini com 3,78 metros de comprimento e 2,50 metros de entre-eixos.
A bateria também oferece uma menor autonomia. Enquanto o modelo da BYD é de 280 km, o Inmetro calculou um alcance menor para o T03, cerca de 200 km, o que certamente o faria perder mercado.
Além disso, o modelo teria que se posicionar a um preço mais baixo do que o concorrente da BYD. Na China é vendido a partir de 86.500 yuans (aproximadamente R$ 67 mil em uma conversão direta). Mas é preciso somar o imposto de importação de elétricos de 18%, entre outros custos.
Veja abaixo quanto custa recarregar um BYD
A complexidade logística de trazer e comercializar um carro com menor lucratividade pode não ter se mostrado compensadora para a Stellantis, especialmente considerando os custos de importação, distribuição e a necessidade de construir uma rede assistência técnica para a nova marca.
Em outras palavras, para vender o T03 por pelo menos R$ 110 mil, a Stellantis teria uma margem de lucro muito pequena e em um cenário ruim, poderia até ter prejuízo.
O que o Leapmotor T03 tem?
O Leapmotor T03 vendido na China até tem atributos interessantes para competir no crescente mercado elétrico de compactos.
É um modelo com design moderno, boa tecnologia embarcada e um propulsor potente para seu segmento. O motor elétrico gera 95 cv e 16,1 kgfm de torque – o mesmo do Dolphin GS, modelo intermediário da BYD.
Também se destaca pelos recursos, como painel de instrumentos é digital de 8”, central multimídia de 10,1″, ar-condicionado com quatro saídas e tecnologia ADAS, com piloto automático adaptativo (ACC), frenagem de emergência, alerta de permanência em faixa, etc.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Novo SUV elétrico da Leapmotor chega por R$ 86 mil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.