Fiat decide e agora só vende carros 1.0 com câmbio manual
Fiat decide e agora só vende carros 1.0 com câmbio manual. Veja como isso impacta o catálogo da montadora no Brasil, seu principal mercado no mundo.
“O mundo não é mais o mesmo Charles”. Se você é um saudosista da combinação motor potente com câmbio manual, tenho uma triste notícia para você: a Fiat decidiu que agora só vende carros 1.0 com câmbio manual, os modelos com motorização superior serão equipados apenas com transmissão automática.
Fiat decide e agora só vende carros 1.0 com câmbio manual
A Fiat está promovendo uma reestruturação em sua linha de veículos e passeio no Brasil, seu maior mercado no mundo. A montadora confirmou uma tendência já sinalizada: o foco em transmissões automáticas, ou o câmbio automático.
A decisão mais recente da montadora impacta diretamente os consumidores que preferem a tradicional embreagem, restringindo a oferta de câmbio manual para os modelos equipados com motor 1.0 aspirado.
A mudança ficou evidente com a descontinuação das vendas das versões manuais do Argo e Cronos equipados com motor 1.3 aspirados de quatro cilindros e câmbio tradicional de cinco marchas.
Esses dois modelos eram os últimos remanescentes dessa configuração na linha de passeio da Fiat, já que o Pulse 1.3 manual havia sido retirado de catálogo anteriormente.
Fiat já dava indícios
O lançamento da linha 2025 do Argo já indicava essa direção. O hatch compacto perdeu a versão Drive 1.3 manual, e agora sua gama se resume a duas opções 1.0 com câmbio manual e duas versões 1.3 (aspirado) equipadas com câmbio automático CVT.
Na prática, o Cronos era o único carro de passeio da Fiat que ainda oferecia a combinação de motor 1.3 com câmbio manual. No entanto, com a proximidade da reestilização do sedan compacto, espera-se que ele siga o mesmo caminho do Argo, reorganizando suas versões e eliminando a opção manual com motor 1.3.
Essa movimentação reforça uma posição que já havia sido comunicada pela própria montadora. A introdução dos modernos motores 1.0 T200 e 1.3 T270 veio acompanhada da afirmação de que essas motorizações foram desenvolvidas para trabalhar com transmissões automáticas, a fim de otimizar o desempenho e a eficiência que essas tecnologias proporcionam.
Quem quiser a combinação de motor de quatro cilindros e câmbio manual, deve recorrer aos utilitários da marca. Atualmente, a picape Strada, em suas versões Endurance, Freedom e Volcano, ainda oferece a opção de câmbio manual de cinco marchas. Além dela, apenas o Fiorino mantém essa configuração.
O que achou da mudança? Prefere câmbio automático ou manual? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Fiat Pulse, Argo e Cronos deixam de ser vendidos no Brasil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.