Fiat Uno e Pálio elétricos poderiam custar R$ 118 mil e transformar o legado dos carros clássicos

Fiat Uno e Pálio elétricos poderiam custar R$ 118 mil e transformar o legado dos carros clássicos. Veja como ficaram nossas releituras.

Já imaginou como seriam os clássicos hoje? A Fiat poderia reacender a nostalgia com releituras modernas de dois de seus maiores sucessos no país: Fiat Uno e Pálio elétricos, ou pelo menos híbridos. 

Para trazer essa realidade, nós do Garagem360 com a ajuda da I.A, imaginamos versões 2026 desses clássicos com o preço parecido com o que a BYD pratica na sua linha Dolphin e toda a tecnologia embarcada que os chineses oferecem. 

Quanto custa o Fiat Uno e Pálio elétricos?

Vamos às releituras

Fiat Uno

Pensamos em um subcompacto com base no T03, modelo de entrada da Leapmotor, marca da Stellantis, que também é dona da Fiat. 

O Fiat Uno, como um sinônimo de carro acessível e prático, teria um visual que lembra o Mobi, sem grade, como é comum nos modelos elétricos. Visualmente, o Uno elétrico evolui seu design “quadrado redondo”, agora com linhas mais fluidez, porém modernas. 

Parte desse visual pode vir do Grande Pande, principalmente pelos toques pixelados nos faróis. 

Fiat Uno elétrico releitura - Imagem gerada por Ia para o Garagem360
Fiat Uno elétrico releitura – Imagem gerada por Ia para o Garagem360

No interior, a simplicidade poderia dar lugar a um design mais moderno e funcional, com um painel digital básico com informações essenciais e uma central multimídia compacta com conectividade para smartphones. 

Em termos de segurança, o novo Uno poderia oferecer não só os itens básicos como airbags frontais e freios ABS, mas também incorporar tecnologias ADAS presentes no Leapmotor como  frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa

Imagem gerada por IA para o Garagem360
Imagem gerada por IA para o Garagem360

 

O motor seria o mesmo do T03, de tração dianteira gera 80 Kw (109 cv) e 16 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 km/h em 14 segundos e sua velocidade máxima é de 130 km/h.

O subcompacto conta com bateria de 41,3 kWh, o que rende uma autonomia de até 280 km no padrão europeu WLTP. Carrega de 10% a 80% em apenas 36 minutos (DC) na carga rápida e até 8 horas na lenta (AC).

Uma versão híbrida teria o motor 1.0 Turbo com o sistema Bio Hybrid de Pulse e Fastback de 130 cv. 

O preço é o mesmo do BYD Dolphin Mini – R$ 118.000

 

Fiat Palio 

O Fiat Palio seria mais robusto, com linhas mais dinâmicas e modernas também inspiradas no Grande Panda, mas diferente do futuro substituto do Argo, o nosso Palio preserva sua personalidade. 

No interior, a aposta seria um ambiente funcional e agradável, com destaque para a central multimídia integrada ao painel, oferecendo conectividade com smartphones (Apple CarPlay e Android Auto), navegação e acesso a aplicativos. 

Fiat Palio elétrico releitura - Imagem Gerada por IA para o Garagem360
Fiat Palio elétrico releitura – Imagem Gerada por IA para o Garagem360

 

Em termos de segurança, o hatch também adotaria um sistema de condução ADAS, mas sua posição acima do Uno lhe renderia mais itens, como alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, assistente de permanência de faixa, controle de cruzeiro, etc. 

O motor também seria mais potente, assim como a capacidade da bateria. Chutamos 120 cv de potência e autonomia de 390 km. Já o Palio híbrido conta com o mesmo conjunto do Pulse. 

Imagem gerada por Ia para o Garagem360
Imagem gerada por Ia para o Garagem360

O preço é o mesmo do Dolphin hatch – R$ 159.800

Ambos os modelos, Uno e Palio elétrico incorporam a tecnologia recentemente patenteada pela Stellantis de escapamento para veículos eletrificados. Segundo a empresa, o componente serve para reduzir os gases da bateria, reduzindo o risco de incêndio. 

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA