Os reparos que dão vida nova ao seu carro usado!

Os reparos que dão vida nova ao seu carro usado!
Vida nova ao carro usado! (Foto: Pexels)

Todos nós, motoristas e fãs de automóveis, devemos cuidar bem de nosso carro. Isso porque com o passar dos anos, algumas peças bastante importantes vão se desgastando. O que pode ser prejudicial tanto para o próprio carro quanto para o dono. Mas você pode aumentar a durabilidade do seu veículo. Principalmente se estivermos tratando de um carro usado.

A média de idade dos carros brasileiros é a maior registrada nos últimos 25 anos. Quem diz isso é o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). De acordo com ele, os automóveis brasileiros têm idade média de 10,3 anos. Enquanto isso, aqueles que possuem mais de 11 anos representam 19,7% do total de veículos que circulam no País.

Foto: Pixabay.om

Reparos que dão vida nova ao seu carro usado!

E este aumento no tempo de uso do veículo tem uma culpada. Trata-se da pandemia da Covid-19. E se você foi um destas pessoas que decidiu continuar com seu carro usado, saiba que o cuidado de algumas peças podem ser essencial para mantê-lo novo. Uma delas é a suspensão.

carro usado
Foto: Greg Rosenke/Unsplash.com

Este componente é bastante importante para o carro. Isso porque ele faz com que o carro fique estável. Além de fazer com que o carro não sofra tanto com os impactos que pistas irregulares pode causar. Seu desgaste pode fazer com que o carro balance mais que o normal.

Além de tornar a vida do motorista mais difícil na hora de fazer curvas. Especialistas recomendam que o motorista leve seu veículo para fazer uma check-up e balanceamento.

“A suspensão absorve as vibrações da carroceria, trazendo estabilidade e conforto para o motorista e ocupantes. A manutenção preventiva ajuda a avaliar o desempenho, proporciona maior segurança ao veículo e tem um custo muito menor em relação a um conserto”, explica Diana Sabino, Gerente de Vendas para o Mercado de Manutenção e Reparação Automotiva da Henkel para o Brasil.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Foto: Pixabay.com

Os amortecedores presentes na suspensão também pode ficar desgastados. E pode causar quase que os mesmo problemas. Por isso, é sempre bom verificar se não existem peças enferrujadas e danificadas.

Pastilhas de freio

carro usado
Foto: Pixabay.com

Outras parte bastante importantes do veículo que podem se desagastar com o tempo são as pastilhas de freio. Elas são fundamentais para frear o veículo. Isso porque para reduzir a velocidades, elas precisam ser pressionadas contra o disco de freio.

O mal funcionamento e os ruídos são causados pelos desgastes. Este é mais uma peça que pode ser avaliada e, se necessário, trocada por um especialista.

“A manutenção eficiente verifica se o sistema de freios do carro está em dia. Uma etapa importante é a lubrificação. Os lubrificantes evitam o desgaste entre as partes metálicas da pastilha e disco, além de dar proteção para o carro contra ferrugens e intempéries”, diz a profissional da Henkel.

Para-choques e carrocerias 

carro usado
Foto: Foad Roshan/Unsplash.com

Por fim, o cuidado com os para-choques e com a carroceria é  importante para a estética de carro. Todos  nós gostamos de ver nosso carro com a mesma cara que saiu da concessionária. Mas o fator segurança também deve ser levado em conta. Alguns problemas nas peça (rachaduras podem atrapalhar na hora de impactos.

De acordo com Diana Sabino, a troca não será necessária para fazer o reparo. Tudo isso graças as soluções adesivas.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar