Mais uma polêmica pra conta: Tesla tem carta na manga para reduzir garantia de veículos
Mais uma polêmica pra conta: Tesla tem carta na manga para reduzir garantia de veículos. Veja o que aconteceu com os proprietários.
A Tesla volta ao centro de uma controvérsia, desta vez envolvendo alegações de manipulação no cálculo da quilometragem de seus veículos. A prática visa aumentar os quilômetros percorridos e reduzir a garantia de seus veículos. Entenda a polêmica!
Tesla pode estar usando sistema para reduzir garantia dos veículos
Uma ação judicial coletiva movida na Califórnia acusa a montadora de utilizar um algoritmo defeituoso que inflaciona a leitura do odômetro em uma margem significativa, variando entre 15% e 17%.
O processo, liderado por Nyree Hilton, proprietária de um Model Y 2020 alega que essa prática seria uma “carta na manga” da Tesla para reduzir artificialmente o período de cobertura da garantia de seus carros, gerando custos adicionais aos proprietários.
A alegação se baseia em uma patente da Tesla que detalha um método de conversão da energia elétrica consumida em registro de quilômetros rodados.
De acordo com a ação, em vez de uma contagem direta da distância percorrida pelas rodas, o algoritmo da Tesla levaria em consideração fatores como comportamento de carregamento e as condições da estrada.
A acusação é que essa metodologia, intencionalmente, superestima a quilometragem, fazendo com que o limite de garantia seja atingido mais rapidamente do que a distância real percorrida pelo veículo.
Os proprietários alegam que os algoritmos utilizados pela empresa “inflacionam” a quilometragem real, sobretudo em situações de direção mais agressiva, em que o consumo de energia é maior.
Perda da garantia
O caso de Nyree Hinton é emblemático: ela relata que o odômetro do seu Model Y usado pareceu quadruplicar inexplicavelmente, ultrapassando rapidamente o limite de garantia.
Segundo ela, o carro foi adquirido com 59.992 km rodados. Pouco depois da aquisição, passou a ter problemas na suspensão e levou o carro para reparos.
No entanto, após o procedimento, ao monitorar sua quilometragem diária, Hinton notou o que chamou de “padrões peculiares” com picos anormais de quilometragem, mesmo mantendo uma rotina consistente de deslocamentos curtos.
No processo, Nyree alega que o carro começou a registrar uma média de mais de 116 quilômetros por dia — quase o quádruplo dos 32 quilômetros que esperava com base em seus hábitos de direção.
Com o aumento repentino, o veículo ultrapassou o limite de 80.000 quilômetros da Garantia Limitada Básica de Veículos da Tesla, cuja cobertura é de quatro anos ou 80.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro.
A Tesla ainda não se manifestou sobre o tema.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.