Regra dos 70% para álcool e gasolina cai por terra e motoristas precisam se adaptar
Saiba como definir entre etanol ou gasolina para o seu carro
O motor flexível (flex) passou por várias evoluções tecnológicas e, com isso, conquistou a preferência dos motoristas brasileiros. Porém, sempre surge aquela dúvida: quando vale a pena optar pelo etanol?
Logo de cara, é possível dizer que, quando o assunto é limpeza do motor e performance, o etanol é a melhor escolha em comparação com a gasolina. Contudo, apenas esses critérios não podem ser levados em consideração. Afinal, o consumo efetivo dos combustíveis impacta diretamente na decisão do consumidor.
Leia também:
-
Hora do adeus: montadora queridinha pode sair do Brasil em breve
-
BYD pede redução tributária e produção no Brasil deve ficar para final de 2025
-
Segredo revelado: novo SUV da Chevrolet já tem data de estreia
Mudanças na regra dos 70%

Tradicionalmente, os motoristas usavam a regra dos 70% para ajudá-los na hora de optar pelo etanol ou gasolina. Contudo, o desenvolvimento dos motores flex fez com que esse percentual perdesse a credibilidade. Por isso, a eficácia dos propulsores modernos depende de uma análise mais profunda.
Etanol ou Gasolina: como escolher a melhor opção?
Para definir a alternativa mais vantajosa, você pode avaliar o consumo específico de seus veículos. O Inmetro, por exemplo, traz dados detalhados sobre o consumo médio para cada combustível em vários modelos de carros comercializados no país.

Na prática, uma operação aritmética já é o suficiente para mostrar o gasto máximo do etanol que justificaria o seu uso em comparação com a gasolina. Assim, fica mais fácil definir qual é a melhor opção para o seu carro.
O que o motorista precisa saber sobre o motor flex?
A saída é redobrar a atenção em relação a performance de seus carros e as variações de preço nas bombas.
De qualquer forma, para ajudá-lo a escolher a alternativa mais adequada, confira, a seguir, quais são os carros mais econômicos do Brasil, tanto com etanol quanto com gasolina.
Quais são os carros mais econômicos do Brasil?
10ª Peugeot 208 – 1,49 MJ/km
- Consumo energético: 1,49 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,5 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,6 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)
9º Volkswagen Polo MPI – 1,48 MJ/km
- Consumo energético: 1,48 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,3 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)
8º Hyundai HB20 – 1,48 MJ/km
- Consumo energético: 1,48 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,9 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,3 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada)
7º Hyundai HB20S – 1,47 MJ/km
- Consumo energético: 1,47 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,7 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada)
6º Fiat Mobi – 1,46 MJ/km
- Consumo energético: 1,46 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,8 km/l (cidade) e 10,6 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 14 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada)
5º Fiat Cronos – 1,46 MJ/km
- Consumo energético: 1,46 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,7 km/l (cidade) e 11,2 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,4 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada)
4º Volkswagen Polo TSI – 1,43 MJ/km
- Consumo energético: 1,43 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,9 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada)
3º Chevrolet Onix Plus – 1,43 MJ/km
- Consumo energético: 1,43 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,2 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada)
2º Chevrolet Onix – 1,41 MJ/km
- Consumo energético: 1,41 MJ/km
- Consumo com etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,9 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 13,8 km/l (cidade) e 16,7 km/l (estrada)
1º Renault Kwid – 1,40 MJ/km
- Consumo energético: 1,40 MJ/km
- Consumo com etanol: 10,4 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada)
- Consumo com gasolina: 14,6 km/l (cidade) e 15,5 km/l (estrada)
E você, como tem feito para definir entre etanol ou gasolina? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: BYD Dolphin: 5 prós e contras do modelo chinês