Saiba como funciona o novo ‘carro voador’ que vai da Faria Lima a Guarulhos em 13 min

O eVTOL da Embraer, "carro voador", promete revolucionar o transporte urbano. Saiba mais sobre seu funcionamento, preço e previsão de início das operações no Brasil.

Há quem diga que o futuro ainda está longe, mas, com certeza, nós já vivemos nele. Você acreditaria se alguém te dissesse há 10 anos que, hoje, teríamos um ‘carro voador’?

Seja como for, ele é realidade, e a expectativa é que ele seja capaz de ir da Faria Lima a Guarulhos em apenas 13 min. 

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

Saiba tudo sobre o novo ‘carro voador’ e como ele funciona

O eVTOL da Embraer, também conhecido como “carro voador”, promete transformar o conceito de transporte urbano. Projetado para realizar trajetos curtos, como o percurso entre a Avenida Faria Lima e o Aeroporto de Guarulhos, a aeronave oferece uma solução rápida e eficiente.

De forma mais clara, o objetivo é simples: evitar a demora decorrente do trânsito das grandes cidades, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Assim, com capacidade para percorrer até 100 quilômetros, o eVTOL não exige infraestrutura complexa para sua operação, como pistas de pouso e decolagem tradicionais.

Isso porque ele pode decolar e pousar verticalmente, como um helicóptero, e seus sistemas automatizados oferecem mais segurança e eficiência. 

Neste sentido, a Embraer, por meio da sua subsidiária Eve, acredita que essa tecnologia será um dos pilares do futuro dos transportes urbanos.

Para a produção do eVTOL, a empresa conta com uma equipe de cerca de 700 engenheiros e colaborações com grandes empresas, como a United Airlines e a BAE Systems.

Veja também: Carro voador da Toyota faz seu primeiro voo no Japão

Quando o carro voador vai começar a rodar no Brasil?

Bem, mesmo que o veículo ainda esteja em fase de desenvolvimento, a previsão é que ele comece a operar em 2026, com certificação das autoridades regulatórias como a ANAC e a FAA. 

Por fim, no Brasil, empresas como a Flapper planejam cobrar entre R$ 500 e R$ 1.000 por viagem, com preços variando conforme a distância percorrida.

Aproveite para conferir: BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R com 145 cv de potência

↓E aí, andaria em um desses? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA