Saiba como funciona o novo ‘carro voador’ que vai da Faria Lima a Guarulhos em 13 min
O eVTOL da Embraer, "carro voador", promete revolucionar o transporte urbano. Saiba mais sobre seu funcionamento, preço e previsão de início das operações no Brasil.
Há quem diga que o futuro ainda está longe, mas, com certeza, nós já vivemos nele. Você acreditaria se alguém te dissesse há 10 anos que, hoje, teríamos um ‘carro voador’?
Seja como for, ele é realidade, e a expectativa é que ele seja capaz de ir da Faria Lima a Guarulhos em apenas 13 min.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Saiba tudo sobre o novo ‘carro voador’ e como ele funciona
O eVTOL da Embraer, também conhecido como “carro voador”, promete transformar o conceito de transporte urbano. Projetado para realizar trajetos curtos, como o percurso entre a Avenida Faria Lima e o Aeroporto de Guarulhos, a aeronave oferece uma solução rápida e eficiente.
De forma mais clara, o objetivo é simples: evitar a demora decorrente do trânsito das grandes cidades, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.
Assim, com capacidade para percorrer até 100 quilômetros, o eVTOL não exige infraestrutura complexa para sua operação, como pistas de pouso e decolagem tradicionais.
Isso porque ele pode decolar e pousar verticalmente, como um helicóptero, e seus sistemas automatizados oferecem mais segurança e eficiência.
Neste sentido, a Embraer, por meio da sua subsidiária Eve, acredita que essa tecnologia será um dos pilares do futuro dos transportes urbanos.
Para a produção do eVTOL, a empresa conta com uma equipe de cerca de 700 engenheiros e colaborações com grandes empresas, como a United Airlines e a BAE Systems.
Veja também: Carro voador da Toyota faz seu primeiro voo no Japão
Quando o carro voador vai começar a rodar no Brasil?
Bem, mesmo que o veículo ainda esteja em fase de desenvolvimento, a previsão é que ele comece a operar em 2026, com certificação das autoridades regulatórias como a ANAC e a FAA.
Por fim, no Brasil, empresas como a Flapper planejam cobrar entre R$ 500 e R$ 1.000 por viagem, com preços variando conforme a distância percorrida.
Aproveite para conferir: BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R com 145 cv de potência
↓E aí, andaria em um desses? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓