HB20 e Fiat Argo ficam empatados em vários aspectos, segundo especialista

HB20
De acordo com especialista, o Hyundai HB20 teve 19,8% de participção (Foto: Divulgação/Hyundai)

Durante o ano de 2021, muitos carros se destacaram nas vendas e conseguiram números expressivos. Dois deles foram o Hyundai HB20 e o Fiat Argo. Estes dois hatches compactos foram os mais vendidos dentre os automóveis de passeio. Além disso, de acordo com um ranking produzido pelo especialisa Fernando Calmon, eles ficaram quase empatados em participação de vendas.

HB20
Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat)

HB20 e Fiat Argo ficam empatados, segundo especialista. Entenda!

Este ranking é públicado há 22 anos. O jornalista explica que foi usado “critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Sem falar de outros parâmetros, como a distância entre-eixos. Vale ressaltar também que o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) também foi usado. A compliação é de Paulo Garbossa, da consultoria ADK E de acordo com a pesquisa, o HB20 teve uma participação de 19,8%. Já as vendas do Argo representaram 19,4% do total.

Ou seja, assim como no ranking de emplacamentos da Fenabrave, eles ficaram bem próximos. Lembrando que, segundo a entidade, o carro feito em Piracicaba-SP teve 86.455 unidades comercializada Já o modelo feito em Betim-MG teve 84.644 unidades emplacadas. E ambos foram os mais vendidos em diversos meses. Hoje, o primeiro custa a partir de R$ 71.090 (Sense 1.0) e o segundo tem preços a partir de R$ 69.990 (Argo 1.0 Flex).

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Um outro motivo que pode ter ajudado a elevar as vendas do Hyundai HB20 e do Fiat Argo é a queda nas vendas do Chevrolet Onix. O modelo foi bastante afetado pela crise dos semicondutores. Sua fabrica, localizada em Gravataí-RS, ficou paralisada por um bom tempo. Campeão de vendas em 2020, o modelo terminou com uma participação de 17% – contando as vendas do Chevrolet Joy. O mesmo aconteceu com o Onix Plus.

Mas neste caso, o três volumes terminou o ano como o mais vendido de sua categoria, Fecham o top 5 na categoria hatches compactos o VW Gol (15%) e o Toyota Yaris (4,8%). Enquanto isso, entre os sub-compactos, o Fiat Mobi terminou com 54% das vendas. Este terminou entre os cinco automóveis de passeio mais vendidos do ano passado. Já o Renault Kwid foi o segundo colocado com 44% das vendas. O alemão VW Up! fecha a lista (2%).

Outros destaques

Fiat Strada (Foto: Divulgação/Fiat)

Não foram apenas o Hyundai HB20 e o Fiat Argo que se destacaram neste ranking. A Fiat Strada, por exemplo, fez história e conseguiu uma participação recorde. Ela fechou o ano com 73%. Estamos falando de um carro que se destacou no mercado de veículos leves. Sem falar que a mesma fechou o ano com quase 110 mil unidades vendidas, segundo a Fenabrave.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

HB20
Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Já o Jeep Renegade foi o principal destaque dentre os SUVs compactos. O modelo feito em Goiana-PE teve 16% das vendas. Dois pontos percentuais (p.p.) a menos que o Hyundai Creta (14%). Este passou por grandes mudanças no ano passado. Já entre os SUVs de porte médio-compacto, o Jeep Compass (51%) ainda continua sendo a principal referência. Mas ganhou rivais de peso em 2021, como o Toyota Corolla Cross (25%) e o VW Taos (6%).

Veja abaixo o ranking completo com as maiores participações de  vendas

Hatch subcompacto =Fiat Mobi (54%) e Renault Kwid (44%)

Hatch compacto = Hyundai HB20/X (19,8%) e Fiat Argo (19,4%)

Sedã compacto = Chevrolet Onix Plus + Chevrolet Joy Plus (24%) e VW Voyage (13%)

Sedã médio-compacto = Toyota Corolla (55%) e Honda Civic (25%)

Sedã médio-grande = BMW Série 3/Série 4 (78%) e Audi A4/S4 (7%)

Sedã grande = Porsche Taycan (42%) e BMW Série 5/Série 6 (15%)

Cupê esportivo = Ford Mustang (43%) e BMW M3/M4 (32%)

Cupê esporte = Porsche 911 (46%) e BMW Z4 (20%)

SUV compacto = Jeep Renegade (16%) e Hyundai Creta (14%)

SUV médio-compacto = Jeep Compass (51%) e Toyota Corolla Cross (25%)

SUV médio-grande = Toyota SW4 (26%) e Caoa Chery Tiggo (20%)

SUV grande = BMW X5/X6 (17%) e Volvo XC90 (16%)

Picape pequena = Fiat Strada (73%) e VW Saveiro (18%)

Picape média = Fiat Toro (34%) e Toyota Hlux (22%)

Com informações do jornalista Fernando Calmon

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar