Nada de problemas: 5 melhores carros sem correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros
Nada de problemas: 5 melhores carros sem correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros. Veículos com bom histórico
O mercado automotivo tem mudado bastante. As novas regras de emissões, assim como a necessidade de reduzir custos, tornar os carros mais eficientes e econômicos fez com que as montadoras adotassem a carros com correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros.
Mas o setor “ainda respira”, com opções acessíveis entre os modelos zero km. Separamos alguns deles no post a seguir.
5 melhores carros sem correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros
1. Nissan Kicks Play (e anteriores)
Aproveite porque essa é a última geração do Kicks com motor quatro cilindros, o 1.6 aspirado de 113 cv de potência e a embreagem monodisco, confiável e quase nunca dá problema com a manutenção em dias.
A próxima geração, que chega ainda este ano, já vem com o motor 1.0 Turbo de três cilindros — o mesmo Horse que equipa o Renault Kardian e a dupla embreagem banhada a óleo.
O Kicks é um bom carro, econômico para o seu tamanho, com mecânica confiável e é até mais barato que os concorrentes VW T-Cross, Hyundai Creta, GM Tracker e companhia. As versões intermediárias são um pouco mais caras, mas se colocar no papel os itens a mais vale a pena.

2. Fiat Cronos 1.3
O Fiat Cronos ainda está nos planos da Fiat para os próximos anos, tanto que a marca pretende fazer um facelift. Porém, não há mudanças na motorização, uma boa notícia para os amantes de carros com motorização de quatro cilindros.
O motor Firefly 1.3 de 107 cv e 14,2 kgfm de torque é equipado com corrente de comando, associado ao câmbio CVT.

3. Fiat Pulse
Outro modelo da Fiat, o SUV Pulse mantém o motor 1.3 Firefly de Cronos, Strada e Argo, com a mesma corrente de comando. Então, as versões de entrada vão te satisfazer.
Agora, as versões topo de linha contam com o motor 1.0 turbo de três cilindros, o T200, que embora seja um bom motor, não é unanimidade. O mesmo vale para a recente versão híbrida, com tecnologia Bio Hybrid.

4. Honda City sedan e hatch
Quem prefere a tradição dos japoneses tem como opção a linha Honda City. Tanto a versão hatchback quanto à sedan mantém o mesmo propulsor 1.5 com acionamento por corrente.
A atualização mais recente trouxe a injeção direta, o que lhe rendeu também um ganho de potência. Agora, ambos fazem 126 cv e 15,8 kgfm de torque.
5. Renault Duster 1.6 aspirado
Em meio a rumores de mudanças no portfólio da Renault e uma possível saída, o Duster permanece fiel ao seu conceito de SUV robusto e tradicional.
As duas opções de motorização, 1.6 aspirado de 120 cv e 1.3 turbo de 170 cv, são equipadas com corrente de comando e o câmbio CVT.
Outras opções
- Toyota Corolla
- Fiat Strada 1.3
- Nissan Versa
- Nissan Sentra
- Fiat Argo 1.3
- VW Saveiro 1.6
- Toyota Yaris sedan e hatch (caso encontre nas concessionárias).
Carros com correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros são problemáticos?
Nem sempre, muitos desses rumores quanto a essas características não condizem com a realidade. Alguns modelos no passado, como os equipados com o câmbio Powershift da Ford, apresentaram alguns problemas, mas na atualidade não há registros preocupantes.
Entre as reclamações mais comuns estão
Motor três cilindros
O motor três cilindros tem uma configuração mais simplificada, no entanto oferece maior potência, principalmente os turboalimentados, que chegam a 130 cv nos modelos comercializados no mercado nacional.
Reclamações
- Vibrações
- Ruídos
- Não permite retífica
- Durabilidade menor em relação aos quatro cilindros
Correio dentada banhada a óleo
A correia dentada banhada a óleo é um tipo de correia dentada imersa no óleo do motor. Sua introdução se deu para reduzir o atrito e aumentar a durabilidade do veículo.
Reclamações
- Degradação prematura
- Contaminação do óleo
- Óleo inadequado
- Manutenção rigorosa
Transmissão de dupla embreagem banhada a óleo (DCT)
Esse tipo de transmissão automática utiliza duas embreagens separadas por óleo para realizar as trocas de marcha. Na teoria, oferece trocas mais rápidas e melhora o desempenho do motor.
Reclamações
- Custo elevado de manutenção
- Complexidade
- Superaquecimento
- Trancos em baixa velocidade
- Lentidão na troca de marchas
- Potencial contaminação do óleo
Eai, me diz qual desses carros você queria na sua garagem e qual não entra de jeito nenhum?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.