Nada de problemas: 5 melhores carros sem correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros

Nada de problemas: 5 melhores carros sem correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros. Veículos com bom histórico

O mercado automotivo tem mudado bastante. As novas regras de emissões, assim como a necessidade de reduzir custos, tornar os carros mais eficientes e econômicos fez com que as montadoras adotassem a carros com correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros. 

Mas o setor “ainda respira”, com opções acessíveis entre os modelos zero km. Separamos alguns deles no post a seguir.

5 melhores carros sem correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros

1. Nissan Kicks Play (e anteriores)

Aproveite porque essa é a última geração do Kicks com motor quatro cilindros, o 1.6 aspirado de 113 cv de potência e a embreagem monodisco, confiável e quase nunca dá problema com a manutenção em dias. 

A próxima geração, que chega ainda este ano, já vem com o motor 1.0 Turbo de três cilindros — o mesmo Horse que equipa o Renault Kardian e a dupla embreagem banhada a óleo. 

O Kicks é um bom carro, econômico para o seu tamanho, com mecânica confiável e é até mais barato que os concorrentes VW T-Cross, Hyundai Creta, GM Tracker e companhia. As versões intermediárias são um pouco mais caras, mas se colocar no papel os itens a mais vale a pena. 

Nissan Kicks - Foto: Divulgação
Nissan Kicks – Foto: Divulgação

 

2. Fiat Cronos 1.3 

O Fiat Cronos ainda está nos planos da Fiat para os próximos anos, tanto que a marca pretende fazer um facelift. Porém, não há mudanças na motorização, uma boa notícia para os amantes de carros com motorização de quatro cilindros.  

O motor Firefly 1.3 de 107 cv e 14,2 kgfm de torque é equipado com corrente de comando, associado ao câmbio CVT. 

Fiat Cronos - Foto: Divulgação
Fiat Cronos – Foto: Divulgação

 

3. Fiat Pulse 

Outro modelo da Fiat, o SUV Pulse mantém o motor 1.3 Firefly de Cronos, Strada e Argo, com a mesma corrente de comando. Então, as versões de entrada vão te satisfazer. 

Agora, as versões topo de linha contam com o motor 1.0 turbo de três cilindros, o T200, que embora seja um bom motor, não é unanimidade. O mesmo vale para a recente versão híbrida, com tecnologia Bio Hybrid. 

Fiat Pulse - Foto: Divulgação
Fiat Pulse – Foto: Divulgação

 

4. Honda City sedan e hatch

Quem prefere a tradição dos japoneses tem como opção a linha Honda City. Tanto a versão hatchback quanto à sedan mantém o mesmo propulsor 1.5 com acionamento por corrente. 

A atualização mais recente trouxe a injeção direta, o que lhe rendeu também um ganho de potência. Agora, ambos fazem 126 cv e 15,8 kgfm de torque. 

Honda City sedan - Foto: Divulgação
Honda City – Foto: Divulgação

5. Renault Duster 1.6 aspirado

Em meio a rumores de mudanças no portfólio da Renault e uma possível saída, o Duster permanece fiel ao seu conceito de SUV robusto e tradicional. 

As duas opções de motorização, 1.6 aspirado de 120 cv e 1.3 turbo de 170 cv, são equipadas com corrente de comando e o câmbio CVT. 

Renault Duster - Foto: Divulgação
Renault Duster – Foto: Divulgação

 

Outras opções 

  • Toyota Corolla
  • Fiat Strada 1.3
  • Nissan Versa
  • Nissan Sentra
  • Fiat Argo 1.3
  • VW Saveiro 1.6
  • Toyota Yaris sedan e hatch (caso encontre nas concessionárias).

Carros com  correia banhada, dupla embreagem ou motor três cilindros são problemáticos?

Nem sempre, muitos desses rumores quanto a essas características não condizem com a realidade. Alguns modelos no passado, como os equipados com o câmbio Powershift da Ford, apresentaram alguns problemas, mas na atualidade não há registros preocupantes. 

Entre as reclamações mais comuns estão

Motor três cilindros

O motor três cilindros tem uma configuração mais simplificada, no entanto oferece maior potência, principalmente os turboalimentados, que chegam a 130 cv nos modelos comercializados no mercado nacional. 

Reclamações

  • Vibrações
  • Ruídos
  • Não permite retífica
  • Durabilidade menor em relação aos quatro cilindros

Correio dentada banhada a óleo

A correia dentada banhada a óleo é um tipo de correia dentada imersa no óleo do motor. Sua introdução se deu para reduzir o atrito e aumentar a durabilidade do veículo. 

Reclamações

  • Degradação prematura
  • Contaminação do óleo
  • Óleo inadequado 
  • Manutenção rigorosa

Transmissão de dupla embreagem banhada a óleo (DCT)

Esse tipo de transmissão automática utiliza duas embreagens separadas por óleo para realizar as trocas de marcha. Na teoria, oferece trocas mais rápidas e melhora o desempenho do motor.

Reclamações

  • Custo elevado de manutenção
  • Complexidade
  • Superaquecimento
  • Trancos em baixa velocidade
  • Lentidão na troca de marchas
  • Potencial contaminação do óleo

Eai, me diz qual desses carros você queria na sua garagem e qual não entra de jeito nenhum?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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