Musk comendo poeira: VW e BMW superam Tesla em fevereiro
Musk comendo poeira: VW e BMW superam Tesla em fevereiro. Veja quantos carros a marca vendeu na Europa e a influência do CEO nesses números.
As coisas não vão bem para Elon Musk que vê os principais concorrentes ganhando cada vez mais espaço, enquanto as vendas caem na Europa. As vendas dos veículos da Tesla ficaram atrás de VW e BMW, assim como as rivais chinesas.
O motivo são justamente as atitudes do CEO da marca, envolto em polêmicas como o apoio aberto a partidos de extrema direita no continente e do sistema de condução autônoma, considerado falho.
Musk comendo poeira: VW e BMW superam Tesla em fevereiro
De acordo com dados da plataforma JATO Dynamics, em fevereiro, as vendas da Tesla em 25 mercados da União Europeia, no Reino Unido, Noruega e na Suíça caíram em média 44% em relação ao mesmo mês de 2024,
Uma perda de mercado para marcas como a Volkswagen, com aumento de 180% das vendas e para a BMW (e a Mini) com quase 19 mil carros elétricos vendidos em fevereiro.
As vendas das marcas chinesas, BYD e Polestar (de propriedade da Geely) aumentaram respectivamente 94% e 84%, para mais de 4.000 e mais de 2.000 carros. Outra compatriota, a Xpeng, registrou mais de mil vendas e a Leapmotor quase 900.
Os carros elétricos da Volvo (também de propriedade da Geely) venderam 30% a menos no mês, enquanto os da MG, de propriedade da SAIC, também tiveram redução de 67%.
Porque a Tesla está perdendo mercado?
Desde a eleição do presidente Trump, Elon Musk tem mostrado uma inclinação ao que muitos consideram facismo, como o gesto feito durante a posse do presidente e as postagens em sua plataforma X promovendo a Alternative fur Deutschland da Alemanha.
Soma-se aí os testes que mostraram a superioridade do sistema LIDAR (Light Detection and Ranging) em relação ao sistema de condução autônoma da Tesla. Falamos aqui sobre o experimento feito por um ex-engenheiro da Nasa que pintou um buraco no muro no estilo “Coiote e Papa léguas” dos desenhos animados o Tesla Model Y não soube identificá-lo.
Na ocasião, Musk já declarou publicamente que considera o LIDAR “estúpido, caro e desnecessário”.
Esssa é uma das situações que demonstram uma certa limitação dos veículos Tesla em relação aos concorrentes. Um dos pontos evidenciados pela pesquisa.
“Marcas como a Tesla, que têm uma linha de modelos relativamente limitada, são particularmente vulneráveis a quedas de registros ao realizar uma troca de modelo”, destaca Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, em relatório.
Além disso, as marcas chinesas estão ganhando cada vez mais espaço na Europa, mesmo com o endurecimento das taxas.
“O papel de Musk na política, a crescente concorrência no mercado de veículos elétricos e a eliminação gradual da versão existente de seu veículo mais vendido, o Model Y, impactaram as vendas”, destaca Munhoz
E o que está achando dessas atitudes de Elon Musk? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Tesla falha em teste de segurança inusitado
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.