Alerta para motoristas: Detran SP muda regras para emplacamento de veículos

Entenda como as mudanças para emplacamento de veículos vão afetar o processo atual; confira todos os detalhes

Um novo processo para emplacamento de veículos promete trazer mais segurança, controle e transparência para todos os envolvidos. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes. Acompanhe!

Como será o novo formato para emplacamento de veículos? 

O emplacamento de carros e motos em São Paulo será permitido somente depois dos proprietários dos veículos pedirem autorização para o Detran paulista. Após a liberação do órgão, será permitido buscar uma empresa de placas credenciadas ao Detran

Anteriormente, a troca era feita diretamente com a empresa de estampagem. Agora, o governo acompanhará todas as etapas do emplacamento. A mudança entrará em vigor a partir do dia 1º de julho. 

Leia também:

Taxa de autorização é outra novidade anunciada pelo Detran-SP 

Os proprietários dos veículos terão que pagar uma taxa de autorização para garantir o emplacamento de carros e motos. Ela deverá ser paga no início da transferência. Batizada como Aepiv, a taxa custará R$ 37,02 para o bolso do consumidor. 

Saiba como serão as etapas para emplacamento de carros e motos 

Créditos: depositphotos.com / joasouza

Créditos: depositphotos.com / joasouza

Em primeiro lugar, o proprietário do veículo garante a autorização do emplacamento. Depois, é necessário escolher uma estampadora credenciada. Em seguida, é preciso apresentar os documentos e fazer o pagamento da fabricação da placa de identificação veicular. 

Segundo o Detran-SP, o processo de instalação poderá ser conduzido pelo próprio dono, procurador autorizado ou até pelo estabelecimento onde o veículo foi adquirido. 

O novo processo de emplacamento vale para carros usados e e seminovos? 

Sim. Veículos usados ou seminovos que precisam trocar de placa, seja por desgaste ou mudança de cidade ou estado, também deverão solicitar autorização para o Detran. 

De acordo com o órgão, essa medida proporcionará mais igualdade ao mercado. Além disso, descomplicará a rotina dos frotistas, que poderão fazer o pagamento em lote. 

E você, como avalia as novas regras para emplacamento de veículos? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Entregador ifood: requisitos, como funciona, cadastro 2025

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo