Novo substituto do Celta faz quase 15 km por litro e ameaça Kwid
Novo substituto do Celta? Quando o compacto saiu de linha no Brasil, a Chevrolet tinha em seu portfólio o Onix Joy, que na época tinha dimensões menores que a linha atual e o Cruze hatch. Hoje, a marca só tem um hatch no país e muita gente está com saudade do Celtinha.
Para alguns mercados, como chinês e mexicano, a marca oferece o Aveo, que já chegou a ser chamado de Celta 2025, mas ainda não há nenhum rumor de seu lançamento no Brasil. Conheça um pouco mais do modelo.
O Aveo é o substituto do Celta?
O Aveo é produzido na China pela joint-venture SAIC-GM-Wuling. De lá é exportado para outros países Ásia e Oriente Médio com o nome Sail. No Peru, Argentina, Equador, Colômbia e outros latinos, chama-se Aveo. Em alguns deles, divide o portfólio da GM com o nosso Onix.
Por lá, ele tem uma mecânica mais robusta do que o 1.0 aspirado do Onix nacional. O Aveo é equipado com o motor 1.5 aspirado de quatro cilindros de 98 cv e 14,5 kgfm de torque, sempre associado ao um câmbio manual de seis marchas
Perde para o 1.0 turbo de 116 cv com etanol, mas é uma boa opção para quem não quer saber de motor de 3 cilindros.
E as diferenças continuam. O Aveo é ligeiramente maior que o Onix com 4,17 m de comprimento, 2,51 m de entre-eixos, 1,69 m de largura e 1,49 m de altura.
O design também muda um pouco, embora um modelo tenha inspirações no outro. O destaque é a grade frontal cromada, luzes de LED e rodas de 15 polegadas de liga leve nas versões de entrada e intermediárias.
Já a versão esportiva, a Black Edition, traz detalhes a mais em preto, como o nome sugere. Spoilers dos para-choques, saias laterais proeminentes e as rodas de liga leve se destacam com a coloração escura.
Assim como o Onix, o hatch chinês é um carro completo na medida do possível, com foco em custo-benefício. Entre os itens de série estão os 6 airbags, ar-condicionado (digital na versão topo de linha), vidros elétricos, direção elétrica e central multimídia de 8 polegadas desde a configuração de entrada.
14,7 km por litro
O consumo é um dos diferenciais do Aveo. De acordo com a marca, o modelo alcança 14,7 km/ na cidade e 16,9 km/l na estrada.
Já o Onix 1.0 aspirado faz 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada com gasolina.
O preço também anima. O hatch é posicionado como um modelo de entrada. No Chile, onde foi batizado como Sail, é vendido por 10.490.000 pesos, cerca de R$ 65.400 em conversão direta sem impostos. Lá o Onix que é um modelo intermediário é vendido com o motor 1.0 turbo por 10.990.000 pesos (R$ 68.500).
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.