Renault lança novo ‘mini-supercarro elétrico’
Renault lança novo 'mini-supercarro elétrico'. Conheça o Renault 5 Turbo 3E e o que ele tem a oferecer a quem gosta de velocidade.
A Renault surpreende o mercado ao lançar o 5 Turbo 3E, um ‘mini-supercarro elétrico’ que define os conceitos de desempenho e exclusividade. Inspirado nos icônicos Renault 5 Turbo 2 e Turbo 2, dos anos 80, o lançamento combina o legado histórico com a mais avançada tecnologia em termos de eletrificação.
Renault lança novo ‘mini-supercarro elétrico’
O 5 Turbo 3E é mais do que um “restomod” — veículos que foram restaurados e receberam uma “dose” de tecnologia. Ele representa uma nova categoria de veículos: os mini-supercarros elétricos.
Com um design exuberante e recursos de ponta, o modelo homenageia seus antecessores, ao mesmo tempo que se posiciona como um carro do futuro.
De acordo com a marca, o motor elétrico gera o equivalente a 540 cavalos, permitindo um 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e velocidade máxima de 270 km/h. Isso graças a sua superestrutura de carbono, que reduz o peso e aumenta sua aerodinâmica.
A bateria oferece uma autonomia superior a 400 km em estradas, segundo o ciclo WLTP misto pendente de homologação. A recarga completa é feita em aproximadamente 8 horas em um carregador de 11 kW.
Já na corrente contínua de 350 kW em infraestrutura de 800 volts, este tempo reduz para apenas 15 minutos de 15% a 80% da carga.
Com 4,08 m de comprimento, 2,03 m de largura de 2,03 e 1,38 m de altura, o modelo foi construído sobre uma plataforma sob medida para chegar a grandes números de performance. Com essas medidas, se posiciona entre o Renault 5 E-Tech elétrico (compacto urbano) e o Alpine A290 (compacto esportivo).
“Com a criação do Renault 5 Turbo 3E e da nova categoria dos ‘mini-supercarros’ elétricos, a Renault está demonstrando mais uma vez a paixão, o espírito de ousadia e inovação que sempre moveu a marca.
Este modelo exuberante e superpotente promete entregar as melhores performances e sensações, em apenas 4 metros de comprimento – algo jamais visto no mercado. Com ele, a Renault continua a tornar a mobilidade elétrica cada dia mais desejável, aumentando sua capacidade de responder a todas as necessidades e desejos”.
Design
O Renault 5 Turbo 3E ostenta um design arrojado, típico dos supercarros, com elementos como para-choques proeminentes e para-lamas traseiros alargados para realçar sua esportividade e aerodinâmica.
Também traz elementos do irmão 5 E-tech elétrico, como as lanternas traseiras e os retrovisores. No entanto, a essência do projeto é reviver o legado histórico dos ícones da marca, com tecnologias modernas e um desempenho aprimorado.
“Reinterpretar os lendários modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 é um desafio pra lá de ousado. Mantivemos a exuberância e o espírito das competições e integramos tecnologias modernas, com uma aerodinâmica otimizada para a era da mobilidade elétrica.
Cada linha e cada volume transmite um equilíbrio entre performance e personalidade. Mais do que uma homenagem, o Renault 5 Turbo 3E é uma máquina de sensações e emoções, que pode ser personalizada infinitamente”.
A dianteira mantém o visual de seus precursores, com destaque para os faróis quadrados com tecnologia LED que se estendem ao capô. A saída de ar é envolta por uma lâmina aerodinâmica no para-choque, permitindo uma maior eficiência do fluxo de ar.
Função semelhante tem as entradas laterais do para-choque que conduzem o ar para a frente das rodas. Já as entradas dos para-lamas traseiros canalizam o fluxo de ar para baixo dos faróis.
O Renault 5 Turbo 3E será produzido em uma edição limitada de 1.980 unidades numeradas, tornando-o um carro altamente exclusivo. Os clientes terão amplas opções de personalização, desde cores da carroceria até os revestimentos internos, permitindo criar um carro único e personalizado.
Ficha técnica
Dimensões e peso
Comprimento: 4,08 m
Largura: 2,03 m
Altura: 1,38 m
Entre eixos: 2,57 m
Distância do solo: 118 mm
Peso: 1.450 kg
Plataforma
Plataforma elétrica sob medida
Arquitetura: 800 volts
Motorização e bateria
Motores elétricos nas rodas traseiras 2 x 200 kW (540 cv / 4.800 Nm)
Bateria de íons de lítio de 70 kWh
Autonomia WLTP > 400 km
Carregadores
CA 11 kW bidirecional (tempo de recarga CA 0-100%: 8 horas)
CC 350 kW (tempo de recarga CC 15-80%: 15 min)
Performances
0-100 km/h: < 3,5 s.
Velocidade máxima: 270 km/h (em circuito)
O que achou do mini supercarro elétrico da Renault? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.