Volkswagen Tera: conheça os principais concorrentes do modelo no Brasil
Volkswagen Tera foi apresentado na Sapucaí no RJ durante o carnaval. Conheça os principais concorrentes do modelo no Brasil.
A Volkswagen surpreendeu o mercado ao apresentar o Volkswagen Tera, seu SUV de entrada, durante o carnaval. Com um design inovador e a promessa de ser um carro acessível, o modelo chega para competir em um segmento aquecido: o dos B-SUVs.
E é aqui onde ele vai encontrar alguns concorrentes de peso, mas que ainda não tem um exemplar entre os 5 mais vendidos. Será que ele vem para mudar esse retrospecto e trazer destaque para a categoria?
Quem são os concorrentes do Volkswagen Tera?
De cara, o Tera concorre com:
Fiat Pulse – Já foi o SUV mais barato do Brasil, mas não está nem entre os 10 mais vendidos. Em 2024 ficou com a 11ª posição entre os SUVs com 39.079 emplacamentos (dados da Fenabrave).
Renault Kardian – Ganhou o prêmio “Carro do Ano 2024” entre os carros com preços de até R$ 200 mi. Porém nem isso foi o suficiente para alavancar as vendas e ficou só na 13ª posição no ranking de vendas entre todos os SUVS ano passado.
Citroën Basalt – O SUV cupê chegou com o posto de mais barato da categoria, com preços atuais partindo dos R$ 99.490. Ainda não mostrou a que veio com menos de mil vendas em janeiro.
Toyota Yaris Cross – Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2025, o SUV de entrada da Toyota chega com motorização híbrida. Pode ser o mais aclamado da categoria.
O VW Tera ainda pode pesar na decisão de quem vai comprar: Nissan Kicks, Hyundai Creta e dependendo do preço até do T-Cross e Nivus da Volkswagen.
O que o VW Tera tem a oferecer
A Volkswagen deposita grandes expectativas no Tera, buscando repetir o icônico Gol. Não traz nada nada de novo em relação a motorização e plataforma, mas se destaca pelo design moderno e arrojado.
A marca quer oferecer um carro com visual arrojado, que ofereça ao mesmo tempo tecnologia condizente com a categoria, sem abrir mão da confiança e preço.
“A grandeza e a relevância do Novo Tera para o mercado são refletidas pelo imenso interesse da imprensa e do público. Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões”, ressalta Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
O Tera pode ter versões com valores abaixo dos R$ 100 mil, mas na versão de entrada, equipada com o motor 1.0 MPI de 85 cv que hoje equipa o Polo nas versões de entrada justamente para ganhar aquele consumidor que por ventura compraria o Citroën Basalt ou Pulse de entrada.
As versões intermediárias e topo de linha contam com o motor 170 TSI, presente em Polo e Virtus. A potência de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque será suficiente para atrair quem opta por SUVs com motor 1.0 turbo — Fiat Pulse e Fastback, Renault Kardian, Hyundai Creta, Nissan Kicks e companhia.
Eai, qual desses você prefere? Ou é melhor esperar pelo Tera? Responda nos comentários!
Leia também: Volkswagen Tera – SUV é comparado com carros de alto pardão. Será que é tudo isso?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.