Volkswagen Tera: conheça os principais concorrentes do modelo no Brasil

Volkswagen Tera foi apresentado na Sapucaí no RJ durante o carnaval. Conheça os principais concorrentes do modelo no Brasil.

A Volkswagen surpreendeu o mercado ao apresentar o Volkswagen Tera, seu SUV de entrada, durante o carnaval. Com um design inovador e a promessa de ser um carro acessível, o modelo chega para competir em um segmento aquecido: o dos B-SUVs. 

E é aqui onde ele vai encontrar alguns concorrentes de peso, mas que ainda não tem um exemplar entre os 5 mais vendidos. Será que ele vem para mudar esse retrospecto e trazer destaque para a categoria?

Volkswagen Tera - Foto: Divulgação
Volkswagen Tera – Foto: Divulgação

Quem são os concorrentes do Volkswagen Tera?

De cara, o Tera concorre com:

Fiat Pulse – Já foi o SUV mais barato do Brasil, mas não está nem entre os 10 mais vendidos. Em 2024 ficou com a 11ª posição entre os SUVs com 39.079 emplacamentos (dados da Fenabrave). 

Renault Kardian – Ganhou o prêmio “Carro do Ano 2024” entre os carros com preços de até R$ 200 mi. Porém nem isso foi o suficiente para alavancar as vendas e ficou só na 13ª posição no ranking de vendas entre todos os SUVS ano passado. 

Citroën Basalt – O SUV cupê chegou com o posto de mais barato da categoria, com preços atuais partindo dos R$ 99.490. Ainda não mostrou a que veio com menos de mil vendas em janeiro. 

Toyota Yaris Cross – Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2025, o SUV de entrada da Toyota chega com motorização híbrida. Pode ser o mais aclamado da categoria. 

O VW Tera ainda pode pesar na decisão de quem vai comprar: Nissan Kicks, Hyundai Creta e dependendo do preço até do T-Cross e Nivus da Volkswagen. 

Volkswagen Tera - Foto: Divulgação
Volkswagen Tera – Foto: Divulgação

O que o VW Tera tem a oferecer

A Volkswagen deposita grandes expectativas no Tera, buscando repetir o icônico Gol. Não traz nada nada de novo em relação a motorização e plataforma, mas se destaca pelo design moderno e arrojado. 

A marca quer oferecer um carro com visual arrojado, que ofereça ao mesmo tempo tecnologia condizente com a categoria, sem abrir mão da confiança e preço. 

“A grandeza e a relevância do Novo Tera para o mercado são refletidas pelo imenso interesse da imprensa e do público. Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões”, ressalta Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

VW Tera - Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

 

O Tera pode ter versões com valores abaixo dos R$ 100 mil, mas na versão de entrada, equipada com o motor 1.0 MPI de 85 cv que hoje equipa o Polo nas versões de entrada justamente para ganhar aquele consumidor que por ventura compraria o Citroën Basalt ou Pulse de entrada. 

As versões intermediárias e topo de linha contam com o motor 170 TSI, presente em Polo e Virtus. A potência de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque será suficiente para atrair quem opta por SUVs com motor 1.0 turbo — Fiat Pulse e Fastback, Renault Kardian, Hyundai Creta, Nissan Kicks e companhia.

Eai, qual desses você prefere? Ou é melhor esperar pelo Tera? Responda nos comentários!

Leia também: Volkswagen Tera – SUV é comparado com carros de alto pardão. Será que é tudo isso?

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA