Adeus, Dolphin Mini! Novo carro elétrico da Renault é “barato” e econômico
Adeus, Dolphin Mini! Novo carro elétrico da Renault é "barato" e econômico. Conheça o modelo da Dacia desenvolvido para conter o avanço chinês na Europa.
Não é só no Brasil que as montadoras estão correndo atrás das chinesas. Na Europa a disputa está cada vez mais acirrada. Depois de Volkswagen, Chevrolet e Fiat anunciarem projetos de compactos elétricos, chegou a vez da Renault apresentar o seu novo carro elétrico “barato” para o futuro.
Novo carro elétrico da Renault chega em 2026
A Dacia, marca do grupo Renault, anunciou o desenvolvimento de um novo modelo urbano acessível, com lançamento previsto para 2026. O carro, que compartilha a plataforma do futuro Renault Twingo EV, promete abalar o mercado com o misto de preço, tecnologia e estilo.
Será um modelo compacto, desenvolvido e colocado à venda em tempo recorde: 16 meses. Essa estratégia é um esforço da marca em oferecer opções elétricas acessíveis e produzidas na Europa, evitando as tarifas de importação aplicadas aos modelos chineses.
A decisão surge após o sucesso do Daia Spring, o equivalente europeu do Renault Kwid e-Tech, que vendeu mais de 140 mil unidades entre 2021 e 2024, de acordo com a marca.
No entanto, o Spring é produzido na China e, apesar da recente reestilização por lá, ainda enfrenta desafios competitivos no mercado europeu.
Maior e mais tecnológico
O novo compacto elétrico será maior e mais avançado que o e-Tech, oferecendo mais espaço interno e tecnologias aprimoradas. Ao contrário do antecessor, que é uma adaptação do Kwid, o novo modelo é projetado desde o início como um veículo 100% elétrico, eliminando as limitações da plataforma anterior.
A Dacia também planeja seguir a estratégia de sucesso do Sandero e oferecer uma versão Stepway, com altura elevada e visual mais robusto, para atrair os consumidores de crossovers.
Além disso, a empresa foca no quesito preço para trazer mais competitividade ao modelo. A chave está na plataforma AmpR Small, a mesma utilizada no Renault 5 E-tech e no Twingo EV.
Essa arquitetura inovadora utiliza apenas 750 componentes, o que torna a produção 40% mais barata em comparação com um veículo elétrico convencional.
Tudo para alcançar os chineses
O mercado de eletrificados, antes negligenciado pelas montadoras tradicionais, hoje é está muito competitivo. O setor está cada vez mais tecnológico, pautado nas políticas de sustentabilidade e polêmico.
Nem as sobretaxas são suficientes para conter o ímpeto chinês e as marcas precisam se adaptar e trazer soluções inovadoras. A Renault, com seu novo modelo, pretende ganhar seu espaço e para isso aposta em custo-benefício.
O preço estimado é de 18 mil euros (cerca de R$ 108 mil, aproximadamente 2 mil euros a menos que o Dolphin Mini, justamente para ganhar mercado do hatch chinês.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.