Volkswagen confirma nova picape rival da Fiat Toro
Volkswagen confirma nova picape rival da Fiat Toro. Conheça a Volkswagen Tarok, picape média que deve chegar às concessionárias em 2026.
Uma nova concorrente entre as picapes médias vem aí. A Volkswagen confirmou nova picape rival da Fiat Toro com produção nacional. O anúncio marca um passo importante na estratégia da montadora para o mercado brasileiro.
A produção da nova picape faz parte de um investimento de R$ 3 bilhões anunciado para a fábrica do Paraná, que também será usado para a produção do Virtus.
Volkswagen confirma nova picape rival da Fiat Toro
A novidade foi revelada durante a celebração da produção de 500 mil unidades do T-Cross. Pela primeira vez a montadora falou abertamente sobre a picape inédita, que será produzida na unidade de São José dos Pinhais – PR.
Segundo a empresa, o projeto conhecido como Udara dará origem a uma caminhonete intermediária, com lançamento previsto para acontecer entre o final deste ano e o início de 2026.
Entretanto, o nome pode ser outro. A nomenclatura do conceito apresentado em 2018 trouxe o nome Tarok deve ser a escolhida, mas ainda não há nada certo.
De concreto apenas a concorrência. A nova picape da VW chega para competir diretamente com a líder de vendas do segmento, a Fiat Toro e a Chevrolet Montana em um segmento pouco explorado, mas que deve crescer nos próximos anos.
Também será exportada para outros países, possivelmente da América Latina.
Qual o motor da nova picape da Volkswagen?
A Tarok (vamos chamá–la assim por enquanto) é desenvolvida sob a plataforma MQB A0, a mesma utilizada no Virtus e T-Cross, compartilhando diversos componentes com o SUV líder de vendas, como sistema de freios e a suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora de mola helicoidal e não de molas semi elípticas usada na Amarok.
O motor ainda é um mistério, mas especula-se que a Volkswagen pode usar o novo motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv que está desenvolvendo para introduzir a tecnologia híbrida flex em seus veículos no país.
Outras opções são o atual 1.0 TSI de 116 cv ou o 1.4 TSI de 150 cv. Ambos já equipam as diferentes versões do T-Cross.
Planos ambiciosos para o país
A Volkswagen já confirmou o lançamento do SUV Tera para o próximo Carnaval no Rio de Janeiro. A marca também planeja inserir um novo carro ainda não divulgado na unidade de São Bernardo do Campo (SP).
Por fim, o Virtus está de mudança. A produção do sedan será transferida para a fábrica do Paraná, otimizando a capacidade de produção da montadora.
Eai, o que achou da nova picape da Volkswagen? Responda nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.