Como escolher o tipo de capacete certo para cada pessoa?

Listamos diversas dicas práticas e didáticas para que você aprenda como escolher o capacete correto

Engana-se quem pensa que todos os capacetes são iguais. Na verdade, existe um modelo adequado para cada tipo de pessoa. Logo abaixo, o Garagem360 traz orientações para que você escolha a opção mais segura para pilotar no trãnsito brasileiro. Acompanhe!

Como saber meu número de capacete?

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

O primeiro passo é medir a circunferência da sua cabeça. Para isso, você pode usar uma fita métrica. Neste momento, você deve passá-la sobre as sobrancelhas e orelhas. Lembre-se sempre de manter a fita na horizontal. 

Essas orientações são da Starplast, fabricante das marcas Bieffe, Peels e Fly. Os especialistas da companhia informam que, com essa medida em mãos, será mais fácil descobrir o tamanho correto do capacete. 

Leia também: 

Como definir o tamanho do capacete? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Após medir a circunferência da sua cabeça, você descobriu que a sua medida foi ímpar. Nesse caso, a regra é dar preferência para um número maior. Já para o número par, o ideal é escolher exatamente o tamanho correspondente. 

De acordo com especialistas da Starplast, o ajuste correto do capacete impacta diretamente na segurança do piloto. Em outras palavras, ele deve ficar firme na cabeça. Ou seja, sem folgas. Ademais, ajuste bem a cinta jugular. Esse processo é importante para impedir que o acessório se desprenda em caso de impacto.

Estilos de pilotagem influenciam na escolha do capacete ideal 

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher o capacete é em relação a usabilidade. Ou seja: os capacetes abertos são mais indicados para uso urbano ou passeios curtos. Já o flip-up é uma alternativa mais prática ao capacete fechado. 

Também é possível escolher os modelos que são fechados com proteção integral para o rosto e o enduro – com ou sem pala – que foi pensado para as aventuras off road. 

Qual é o tamanho ideal para o capacete? 

Esta é a numeração ideal para vários tipos de tamanho de circunferência de cabeça. Veja só: 

  • 55 a 56 cm → Tamanho 56

  • 57 a 58 cm → Tamanho 58

  • 59 a 60 cm → Tamanho 60

  • 61 a 62 cm → Tamanho 62

  • 63 a 64 cm → Tamanho 64

O cuidado com o tamanho correto do capacete é fundamental não só para prevenção de acidentes, mas também para evitar multas durante uma blitz. 

Qual é a multa por andar sem capacete? 

Conduzir veículos sem capacete é considerado uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse caso, a multa é de R$ 293,47. O motorista perde ainda sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Para piorar, o piloto fica suspenso de dirigir. A penalidade varia entre dois e oito meses. E, para os reincidentes da infração no último ano, a suspensão pode chegar a 18 meses. E mais: a moto fica retida até a sua regularização. 

O Garagem360 reforça ainda que essa multa vale, inclusive, para os passageiros que não respeitam a legislação de trânsito. Logo, se o piloto está com o capacete e o passageiro está sem o acessório, a multa é aplicada da mesma forma. 

 

Uma vez que você já sabe como escolher o capacete ideal, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!

Leia também: Estacionar carro com as rodas viradas: boa ou má ideia?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA