Tabela Fipe é deixada de lado e veículos são vendidos por até 40% a mais; tá certo isso?
Entenda como está o cenário atual do mercado brasileiro em relação a Tabela Fipe; veja os seus principais impactos
A Tabela Fipe sempre foi referência no mercado automotivo. Porém, alguns vendedores estão ignorando essa importante fonte de informação. Logo abaixo, o Garagem360 explica mais detalhes sobre esse cenário. Acompanhe!
O que é a Tabela Fipe?
A Tabela Fipe exibe os valores médios de carros anunciados pelos vendedores no mercado brasileiro. Em outras palavras, trata-se de uma fonte de pesquisa que é usada como um guia para negociações ou avaliações.
A atualização da Tabela Fipe ocorre todos os meses. Mensalmente, a pesquisa ajusta detalhes do veículo, como versão, conjunto mecânico, ano e modelo.
É importante destacar que os valores podem sofrer alterações de acordo com a região, a conservação do automóvel, cor, acessórios ou qualquer outro item que possa afetar as condições do veículo.
Leia também:
-
Brasil marcará estreia no mercado de novo modelo da Leapmotor, da Stellantis
-
Especialista ensina: como adquirir um carro seminovo com maior segurança e economia
Por que a Tabela Fipe é importante?
Os compradores e vendedores usam a Tabela Fipe como referência para compreender o preço real do carro antes da negociação. As seguradores, por sua vez, pegam a tabela como base para estabelecer o valor da indenização em situações de sinistro. Já os bancos e financeiras, usam a Tabela Fipe para aprovar financiamento e créditos automotivos.
O que tem acontecido no mercado automotivo atualmente?
A realidade que o mercado enfrenta é que, em grande parte dos casos, alguns veículos estão sendo vendidos por valores muito acima da Tabela Fipe.
Um bom exemplo disso é a Mercedes C180 2018 com 20.000 km, que é negociada por uma quantia de 38% acima da Tabela Fipe. Já o Volkswagen T-Cross Highline 2021 com 16.000 km, está com 22% acima do valor da tabela.
Diante dessa realidade, o segredo é continuar pesquisando para encontrar valores que estão de acordo com a Tabela Fipe. E, em último caso, até optar por um outro automóvel. Assim, você ficará mais confiante que não terá muito prejuízo no futuro.
E você, já observou essa mudança de comportamento no mercado? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Chevrolet promete restaurar e vender carros clássicos vendidos no Brasil