Se você tem um VW Gol em casa você tem ouro; saiba quanto vale
O Volkswagen Gol marcou época no Brasil em seus mais de 40 anos de produção. Mas uma versão em questão chega a custar mais de R$ 200 mil. O Gol GTI, lançado em 1988 é uma verdadeira relíquia, com valores de até R$ 250 mil.
Vai que tem um desses encostado na garagem do seu tio avô lá no interior de Minas Gerais? Dependendo das condições e ano de fabricação vale a pena restaurar, regularizar, colocar uma placa preta e vender por um bom preço.
VW Gol GTI vale ouro
O Gol GTI se tornou um ícone no mercado de carros clássicos. Exemplares originais ou restaurados são comercializados acima dos R$ 50 mil. O mais caro à venda, é um exemplar anunciado no Webmotors no valor de R$ 250 mil.
“Carro restaurado nos mínimos detalhes; Placa preta; Direção elétrica; Kit turbo garret 42/48 (não rodou 2 mil/km depois do kit instalado)”, diz o anúncio.
Mas porque o Gol GTI é tão caro?
Primeiro sua história. O Gol GTI, apresentado no Salão do Automóvel de 1988, foi o primeiro carro produzido no Brasil com injeção eletrônica.
Seu motor 2.0 rende 120 cavalos, o que compensa a aerodinâmica deficiente. Ainda assim é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e chegar a velocidade máxima de 174 km/h.
Além disso, tem a raridade de algumas séries, versões e cores. A primeira linha, por exemplo, só tem 2 mil unidades. Se for na cor Azul Mônaco ainda, é mais raro ainda.
Também há a restauração, que nesses modelos de mais de R$ 200 mil é impecável. Alguns deles saíram da BY Denis Studio, oficina especializada na restauração do Gol GTI.
Eles não tratam apenas da pintura e troca de componentes. Como uma boa parte das peças não são mais fabricadas, a própria oficina é quem desenvolve itens fiéis aos dos modelos lançados nas décadas de 80 e 90.
Itens como os tecidos e as espumas dos bancos e peças de acabamento externo. A restauração mecânica também é feita na oficina, e se o cliente preferir, é com a possível adicionar o turbocompressor.
Por fim, mas não menos importante a placa preta. Mas para isso é preciso entrar em um clube, solicitar o certificado de originalidade, vistoria, entre outros trâmites.
Leia também: Passo a passo para solicitar a placa preta para seu carro
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.