Como as tarifas propostas por Trump podem afetar o mercado automobilístico dos EUA

Como as tarifas propostas por Trump podem afetar o mercado automobilístico dos EUA. Veja como decisão pode encarecer os veículos novos no país.

Trump não para de agir no setor automobilístico dos EUA. Após revogar o decreto que previa a venda de 50% de carros elétricos até 2030, o presidente recém-empossado propôs novas tarifas sobre veículos e peças importadas do México e Canadá. 

Veja como a nova tarifa pode impactar o setor no país. 

Como as tarifas propostas por Trump podem afetar o mercado automobilístico dos EUA?

Trump ainda não sabe de quanto será a taxação nem quais produtos serão afetados. A princípio, caminhões, carros e peças automotivas, o que traria um efeito cascata na indústria automobilística como um todo. 

“Estamos pensando em termos de 25% no México e Canadá”, disse ele à imprensa, “Acho que faremos isso em 1º de fevereiro.” 

Ocorre que muitas empresas ramificam suas estratégias nos dois países e importam para os Estados Unidos. Uma tarifa de 25% poderia ter um impacto muito grande no preço dos carros novos vendidos nos Estados Unidos. 

Após revogar decretos, Trump quer tarifar importação de carros do México e Canadá em 25% - Foto: Getty Images
Após revogar decretos, Trump quer tarifar importação de carros do México e Canadá em 25% – Foto: Getty Images

Com o aumento alguns modelos simplesmente podem ser descontinuados. Além disso, o consumidor final seria o mais afetado, levando a redução da demanda, sobretudo para modelos mais acessíveis. 

Em um segundo momento, as empresas teriam escassez de suprimentos. Isso porque a indústria automobilística é altamente conectada, com muitos componentes produzidos em diferentes países e regiões. Com tarifas mais altas, a cadeia de suprimentos pode receber um grande golpe

Outra consequência é a perda de empregos nos EUA e não apenas nos países vizinhos. O aumento dos custos, redução da produção e uma possível realocação das fábricas poderia levar à perda desses postos de trabalho. 

GM Chevrolet é uma das montadoras americanas com forte presença no México - Foto: Divulgação
GM Chevrolet é uma das montadoras americanas com forte presença no México – Foto: Divulgação

Montadoras em alerta

As montadoras genuinamente norte-americanas são as que mais têm fábricas no México e no Canadá. 

A GM Chevrolet é uma das mais dependentes das fábricas além da fronteira. É da planta de Ramos Arizpe, México, que saem os modelos eletrificados da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV, assim como o Cadillac Optiq 2025 e o Blazer a combustão. 

Já na fábrica da GM em San Luis Potosí, no centro do México, saem o Equinox e o GMC Terrain. 

A Ford também tem plantas importantes no México, como Bronco Sport e o Maverick, produzidos na fábrica de Hermosillo, o Mustang Mach-E em Cuautitlán Izcalli. 

Stellantis, Tesla, Honda, Mercedes, Volkswagen, Nissan Mercedes e BMW também podem ser prejudicadas se a intenção de aumentar as tarifas seguirem adiante.

Leia também:

Trump bate o martelo e encerra meta de 50% de carros elétricos

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA