Como as tarifas propostas por Trump podem afetar o mercado automobilístico dos EUA
Como as tarifas propostas por Trump podem afetar o mercado automobilístico dos EUA. Veja como decisão pode encarecer os veículos novos no país.
Trump não para de agir no setor automobilístico dos EUA. Após revogar o decreto que previa a venda de 50% de carros elétricos até 2030, o presidente recém-empossado propôs novas tarifas sobre veículos e peças importadas do México e Canadá.
Veja como a nova tarifa pode impactar o setor no país.
Como as tarifas propostas por Trump podem afetar o mercado automobilístico dos EUA?
Trump ainda não sabe de quanto será a taxação nem quais produtos serão afetados. A princípio, caminhões, carros e peças automotivas, o que traria um efeito cascata na indústria automobilística como um todo.
“Estamos pensando em termos de 25% no México e Canadá”, disse ele à imprensa, “Acho que faremos isso em 1º de fevereiro.”
Ocorre que muitas empresas ramificam suas estratégias nos dois países e importam para os Estados Unidos. Uma tarifa de 25% poderia ter um impacto muito grande no preço dos carros novos vendidos nos Estados Unidos.
Com o aumento alguns modelos simplesmente podem ser descontinuados. Além disso, o consumidor final seria o mais afetado, levando a redução da demanda, sobretudo para modelos mais acessíveis.
Em um segundo momento, as empresas teriam escassez de suprimentos. Isso porque a indústria automobilística é altamente conectada, com muitos componentes produzidos em diferentes países e regiões. Com tarifas mais altas, a cadeia de suprimentos pode receber um grande golpe.
Outra consequência é a perda de empregos nos EUA e não apenas nos países vizinhos. O aumento dos custos, redução da produção e uma possível realocação das fábricas poderia levar à perda desses postos de trabalho.
Montadoras em alerta
As montadoras genuinamente norte-americanas são as que mais têm fábricas no México e no Canadá.
A GM Chevrolet é uma das mais dependentes das fábricas além da fronteira. É da planta de Ramos Arizpe, México, que saem os modelos eletrificados da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV, assim como o Cadillac Optiq 2025 e o Blazer a combustão.
Já na fábrica da GM em San Luis Potosí, no centro do México, saem o Equinox e o GMC Terrain.
A Ford também tem plantas importantes no México, como Bronco Sport e o Maverick, produzidos na fábrica de Hermosillo, o Mustang Mach-E em Cuautitlán Izcalli.
Stellantis, Tesla, Honda, Mercedes, Volkswagen, Nissan Mercedes e BMW também podem ser prejudicadas se a intenção de aumentar as tarifas seguirem adiante.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.