Pontos de carregamento de carros elétricos criam medida para evitar furtos e vandalismo
Pontos de carregamento de carros elétricos criam medida para evitar furtos e vandalismo. Veja qual a solução encontrada pelas empresas.
A crescente popularidade dos carros elétricos trouxe consigo novos desafios, como a segurança das estações de carregamento. São comuns casos de pontos de carregamento de carros elétricos com problemas como furtos e quebra dos cabos por vandalismo.
Diante desse cenários, a Chargepoint, uma das principais empresas do setor, apresentou uma solução inovadora.
Pontos de carregamento de carros elétricos criam medidas para evitar furtos e vandalismo
A Chargepoint desenvolveu um novo modelo de cabos resistentes a cortes para impedir roubos e vandalismo. Além disso, a companhia apresentou um sistema de alarme que utiliza além do sinal sonoro e luminoso, alto-falantes, telas e luzes para cada carregador.
De acordo com a empresa, os novos cabos já estarão disponíveis ainda este ano, e o sistema de alarme já pode ser ativado este mês.
Problema é recorrente
Não é de hoje que os cabos estão vulneráveis. De acordo com a Electric Vehicle Charging Association, só em 2023, problemas com vandalismo afetaram cerca de 20% das estações de carregamento no país.
No mesmo ano, a administradora da segunda maior rede de carregadores rápidos dos Estados Unidos, Electrify America, revelou que um cabo é cortado a cada seis meses em uma de suas 968 estações de carregamento.
Até maio do ano passado, o número de cabos cortados foi de 129 dos seus 4.400 plugues em todo o país — quatro a mais do que em todo o ano de 2023.
Só em uma estação de Seattle, os cabos foram cortados seis vezes no ano passado, disse Anthony Lambkin, vice-presidente de operações da Electrify America à APNews.
“Estamos permitindo que as pessoas cheguem ao trabalho, levem seus filhos à escola, compareçam a consultas médicas”, disse Lambkin. “Então, ter uma estação inteira offline é muito impactante para os nossos clientes.”
Duas outras companhias norte-americanas de carregamento de veículos elétricos — Flo e EVgo — também contabilizaram aumento nos roubos dos cabos. Segundo elas, estações de carregamento em Seattle têm sido um alvo frequente.
“Infelizmente, o vandalismo na infraestrutura de carregamento público na área metropolitana de Seattle tem aumentado em frequência”, disse a EVgo.
Além dela, estados como Nevada, Califórnia, Arizona, Colorado, Illinois, Oregon, Tennessee, Texas e Pensilvânia também registraram casos envolvendo roubo/ vandalismo de cabos.
Nem mesmo a Tesla, maior operadora de rede de carregamento rápido do país, foi poupada. Pontos de recarga em Seattle, Oakland e Houston foram os mais afetados com a onda de roubos de cabos.
Leia também:
Não consegue carregar seu carro elétrico por falta de ponto de recarga? Advogado explica o que fazer
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.