Conheça o golpe da busca e apreensão do veículo e não seja mais uma vítima
Golpe da busca e apreensão do veículo. Conheça essa nova modalidade que tem como objetivo levar dinheiro de proprietários vulneráveis.
A inadimplência tem se mostrado um terreno fértil para a ação de golpistas. Uma nova fraude, conhecida como “golpe da busca e apreensão do veículo”, tem enganado cada vez mais vítimas.
Entenda como funciona e como não cair na lábia dos criminosos.
Como funciona o golpe da busca e apreensão do veículo?
O esquema começa quando o proprietário deixa de pagar as parcelas e a instituição financeira entra com uma ordem de busca e apreensão para recuperar o veículo.
Com os dados do processo, disponibilizados a quem possui registro na OAB, os criminosos entram em contato oferecendo uma falsa solução para regularizar a dívida e evitar a perda do bem.
Eles entram em contato por e-mail, telefone ou Whatsapp e para dar mais credibilidade informam toda a situação do processo, como parcelas em atraso, juros atuais, entre outros dados do contrato de compra e venda do veículo.
Em seguida oferecem uma série de soluções que vão desde o parcelamento dos débitos até a possibilidade de quitação imediata.
Ana (nome fictício) foi uma das vítimas. Segundo ela, a ordem de busca e apreensão por falta do pagamento de uma parcela antiga ocorreu na última sexta-feira (25), no final da tarde. No sábado (26), pela manhã, os primeiros golpistas entraram em contato oferecendo a possibilidade de negociação em 24 parcelas.
“O segundo contato foi na segunda-feira (2), por uma pessoa que se disse representante da financeira. Ele tinha tudo, a cópia do contrato e informou que poderia pagar o débito com desconto abaixo da parcela devida ou o pagamento dos custos e a parcela iria para o final do financiamento”.
Após aceite do credor, os criminosos enviam um boleto falso, mas muito semelhante ao verdadeiro. Com o pagamento, informam que em até 48 horas a ordem de busca e apreensão será retirada.
“Entrei em contato para perguntar quando estaria resolvido e a pessoa me disse que teria que pagar mais R$ 400 de custos processuais, mas poderia fazer por R$ 200. Só descobri que era golpe quando um terceiro golpista, uma “advogada” entrou em contato com uma proposta semelhante”.
Outras formas do golpe envolvendo financiamento de veículos
- Os golpistas se passam por uma empresa que reduz juros do veículo a partir do refinanciamento. Geralmente oferecem um novo parcelamento em várias vezes com valor baixo de prestação.
- Os golpistas se passam por um advogado com Registro na OAB e com a oferta de entrar com uma ação contra o banco para reduzir o valor da parcela e retirar a ordem de restrição do veículo.
Por que esse golpe é tão eficaz?
Primeiro pelo desespero da vítima. A pessoa que está com o veículo nessa situação está em uma situação de vulnerabilidade, desesperado para encontrar uma solução rápida. Além disso, as informações são precisas, o que aumenta a credibilidade da proposta.
Por fim, os golpistas fazem pressão e costumam criar um senso de urgência, pressionando a vítima a realizar o pagamento de imediato.
Como fugir do golpe?
O primeiro passo é saber se aquela pessoa que entrou em contato é realmente da instituição devida. O representante sempre vai se apresentar e solicitar uma contraprova, como os três primeiros números do CPF.
Nem sempre o boleto tem alguma informação que sugere ser golpe. No caso da Ana, o boleto estava direcionado a uma empresa com CNPJ ativo.
Entre em contato com o banco por um canal seguro para saber se a proposta é verdadeira. Essa é a única forma de se resguardar, uma vez que os criminosos já possuem todos os dados do cliente.
Outras fraudes para você fugir:
Conheceu alguém que já passou por algo parecido? Conte para nós aqui nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.