Free Flow funciona corretamente? Estudo revela!

Saiba qual é a efetividade do Free Flow, o polêmico pedágio sem cancela e fique sabendo outras informações importantes sobre esse assunto

A expansão do pedágio sem cancela ainda traz diversas dúvidas, entre elas, uma é a mais comum: Free flow funciona corretamente? Logo abaixo, o Garagem360 destaca detalhes de um estudo que revela melhor o cenário sobre esse serviço. Acompanhe! 

O que é Free Flow?

Foto: Divulgação / AESCOM ANTT
Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

Trata-se do sistema de pedágio sem praças. Essa tecnologia permite que você passe pelo pedágio de maneira automática. Em outras palavras, o motorista não precisa enfrentar filas nos entrepostos, o que deixa as viagens mais rápidas. 

Leia também:

Free Flow funciona corretamente? 

Foto: Divulgação / AESCOM ANTT
Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

Sim. De acordo com levantamento da CCR e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o sistema captou 100% dos veículos que transitaram nas regiões onde há os pórticos do pedágio Free Flow. Destes, 99,53% tiveram a tag lidas com sucesso e 99,64% foram lidas sem erros. 

Quais são os principais desafios do Free Flow?

Até o momento, é lidar com a evasão do pedágio. Para se ter uma ideia, 8% dos condutores que usaram a 1ª rodovia do país com esse sistema não pagaram a tarifa. Esse dado foi registrado na rodovia que faz conexão entre a cidade de Touros (RN) com São José do Norte (RS). 

“A implementação do free flow requer um investimento inicial em infraestrutura. Isso inclui a instalação de sistemas de leitura de placas, câmeras, sensores e tecnologias de comunicação avançadas para garantir que todos os veículos sejam identificados corretamente ao passarem pelos pontos de cobrança”, destaca Kassio Seefeld, CEO da TruckPag. 

Como pagar o Free Flow?

Existem diversas possibilidades, como a tag de veículos. Além dela, o usuário pode entrar diretamente no site da concessionária que administra a via ou fazer esse processo por meio do aplicativo. 

O que acontece se não pagar o Free Flow?

A infração é considerada grave, segundo o artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro. Para esses casos, a multa é de R$ 195,23 e o condutor recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quanto tempo o motorista tem para pagar o Free Flow?

O motorista tem até 30 dias após passar pelo pedágio. A contagem é corrida, ou seja, envolve dias úteis, finais de semana e feriados. 

E você, como avalia o Free Flow? Você já teve dificuldades de fazer o pagamento? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360


Leia também: Pedágio Free Flow: por que tecnologia ainda é polêmica e tem pouco espaço no Brasil?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA