Cidade no estado de SP regulamenta o grau de moto

Entenda os detalhes da cidade de SP que regulamenta o grau de moto e saiba o que muda para aqueles que possuem o veículo!

Um novo projeto de lei regulamenta o grau de moto, e tem como objetivo garantir mais segurança, assim como regras claras, para tal prática.

Em detalhes, a proposta acontece em uma cidade no estado de SP, e, inclusive, prevê a criação de uma rua específica para isso, mas ainda depende da sanção local.

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

Cidade em SP regulamenta grau de moto

Assim como dito anteriormente, um novo projeto de lei regulamenta o grau de moto, com o objetivo claro de garantir mais segurança para a prática.

Em detalhes, trata-se de um projeto aprovado pela Câmara Municipal de Cruzeiro, cidade localizada no interior de São Paulo. A proposta, que ainda depende da sanção do prefeito, visa criar um espaço específico para a realização da manobra conhecida como “grau”.

Vale destacar que, atualmente, a prática já é bastante comum entre motociclistas e ciclistas, mas frequentemente gera riscos tanto para os praticantes quanto para os demais usuários das vias públicas.

Isto é, o projeto de lei, de autoria do vereador Diego Henrique Rodrigues Miranda (Novo), propõe a criação da chamada “Rua do Grau”, um local destinado exclusivamente para a prática dessas manobras.

A intenção é justamente oferecer um ambiente seguro, com infraestrutura adequada, para que os adeptos do grau possam realizar as manobras sem infringir leis de trânsito e sem comprometer a segurança pública.

Foto: divulgação

Fique de olho: Aumenta o número de acidentes com motos: veja como não ser mais uma vítima

Entenda as regras da “rua do grau”

De acordo com o texto aprovado, a “Rua do Grau” será determinada pela Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude da cidade, e deverá contar com asfalto apropriado para as manobras. 

Além disso, conforme proposto, o espaço também terá a presença de ambulâncias, profissionais de saúde e segurança pública durante os períodos de prática.

É interessa pontuar que a proposta ainda exige que os motociclistas que realizarem o grau utilizem equipamentos de segurança adequados, como capacetes, luvas e roupas protetoras, além de comprovar o pagamento do IPVA, que deve estar em dia.   

Também será obrigatória a apresentação da habilitação para condução de motos, garantindo que somente motoristas habilitados possam realizar as manobras.

Prática ainda é ilegal

Embora o projeto proponha a regulamentação da prática do grau, vale destacar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o “grau” é considerado uma infração gravíssima, com penalidades severas para os infratores, como a suspensão da CNH e multa.

Além disso, a manobra pode ser considerada um crime de trânsito, com detenção de seis meses a três anos, caso resulte em lesões corporais ou morte.

Desse modo, o coordenador da Comissão Especial de Direito de Trânsito da OAB-SP, Antonio José Dias Junior, explicou que a criação de uma rua específica para o grau não exclui as infrações previstas pelo CTB.

Por fim, isso significa que, mesmo com a regulamentação municipal, a prática continua sendo passível de punição em caso de acidentes ou infrações, especialmente se não forem cumpridas as condições legais exigidas.

Aproveite para conferir: Motoristas da Uber poderão comprar carros com desconto na Black Friday

↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA