É seguro usar a CNH digital? Novo golpe preocupa motoristas
Saiba de uma vez por todas se é realmente seguro usar a CNH digital e conheça o novo golpe que tem preocupado muitos motoristas!
Os documentos digitais chegaram para proporcionar grande facilidade para os cidadãos brasileiros, mas quando o assunto é a carteira de habilitação, muita gente ainda se pergunta se é seguro usar a CNH digital.
Recentemente, a aplicação de um novo golpe aumentou ainda mais a incerteza de boa parte dos motoristas, e é pensando nisso que o Garagem360 esclarece como ele acontece e o que fazer para não se tornar mais uma vítima.
Acompanhe e entenda todos os detalhes!
Afinal, é seguro usar a CNH digital?
Bem, sem muitas delongas, assim como todos os outros documentos digitais oficiais, usar a CNH digital é sim seguro. No entanto, é preciso se atentar a alguns detalhes relacionados a possíveis golpes e demais situações similares.
Isto é, apesar de a CNH digital ser emitida e gerenciada por órgãos oficiais e contar com diversos mecanismos de segurança, como criptografia e autenticação por biometria, é fundamental estar alerta aos sinais de aplicativos e sites fraudulentos que tentam se passar pelo serviço oficial.
De forma mais clara, é comum que criminosos criem aplicativos e sites fraudulentos, um tanto quanto similares aos oficiais, a fim de ter acesso aos dados dos cidadãos, o que pode resultar em uma série de problemas.
Normalmente, as fraudes mais comuns acontecem através do:
- Envio de e-mail com links fraudulentos
- Envio de sms e mensagens em redes sociais solicitando dados pessoais do documento
- Notificação de falsas multas
Fique ainda mais por dentro: Conheça o novo golpe da CNH que tem feito milhares de vítimas
Como identificar se o aplicativo da CNH digital é verdadeiro?
-
Verifique o desenvolvedor do aplicativo: antes de baixar qualquer aplicativo relacionado à CNH digital, sempre confira se o desenvolvedor é o Departamento de Trânsito (Detran) ou outro órgão governamental competente. Evite aplicativos de fontes desconhecidas ou que não possuam claras afiliações oficiais.
-
Procure por avaliações e comentários: uma boa maneira de verificar a autenticidade de um aplicativo é ler as avaliações e comentários deixados por outros usuários. Sempre desconfie de aplicativos com muitas críticas negativas ou que pareçam suspeitos.
-
Cuidado com solicitações de dados excessivas: aplicativos oficiais não devem solicitar mais informações do que o necessário. Assim, se um aplicativo pede dados que não parecem relevantes para a função que propõe, pode ser um sinal de alerta.
-
Atenção aos detalhes do site: normalmente, sites fraudulentos podem ter erros de ortografia, design de baixa qualidade ou URLs que tentam imitar endereços oficiais, mas com pequenas alterações que podem passar despercebidas à primeira vista.
-
Uso de conexões seguras: sempre verifique se o site usa uma conexão segura (https), principalmente quando inserir informações pessoais ou realizar cadastros.
Aproveite para conferir: Óleo acima do nível é bom ou ruim para o carro?
↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓