Levantamento aponta que 78% das assistências de carros correspondem a pane mecânica ou elétrica; veja como evitar

No primeiro semestre de 2024, a Allianz Partners Brasil realizou cerca de 880 mil assistências, das quais 78% ocorreram por razões de pane mecânica e elétrica. São situações que podem ser prevenidas com manutenção e vistorias periódicas, no entanto muitos proprietários se esquecem disso. 

78% das assistências de carros são por pane mecânica ou elétrica

Quando apenas o carro quebra é possível consertar, mas e quando ocorrem acidentes na via por conta dessas falhas? Somente 9% do total de assistência da Allianz foram causados devido a acidentes envolvendo veículos.

“É importante termos sempre atitudes que garantam a nossa tranquilidade e a de quem está a nossa volta. Muitas as vezes, ações simples de prevenção podem trazer muitos benefícios.”, explica Leonardo Gava, Diretor de Operações da Allianz Partners Brasil.

“Gostaríamos de aproveitar a Semana Nacional do Trânsito para alertar os motoristas sobre a importância de realizar a revisão veicular periódica, com o objetivo de evitar acidentes.”, completa.

Veja quais os sinais que o carro precisa de revisão - Foto: Freepik
Veja quais os sinais que o carro precisa de revisão – Foto: Freepik

 

Quais os principais sinais de falhas no veículo?

Confira abaixo os principais sinais de falhas em importantes componentes do veículo:

  • Painel do carroo painel atua como uma bateria de exames que te avisa quando algo não está bem. Se alguma luz acender, é importante ligar o alerta e levar o carro ao mecânico de confiança. 
  • Bateria – a duração da bateria varia de 18 a 36 meses, dependendo do uso. Na parte superior há um indicador de carga. A cor verde indica que a carga está boa, enquanto a preta sinaliza que está perdendo a capacidade. 
  • Ruídos estranhos – barulhos como rangidos, batidas ou assobios podem indicar problemas no motor, freios ou suspensão. 
  • Fumaça – se notar uma fumaça no escapamento diferente da habitual procure um mecânico. Se a fumaça vier do motor, pare o carro imediatamente e chame um guincho. 
  • Dificuldade para dar partida – se o carro demora para ligar de primeira e não está frio, pode ser problema na bateria, motor de partida ou sistema de injeção.
  • Motor falhando – falhas no motor são indicativo de velas sujas ou gastas, filtros entupidos ou problemas no sistema de combustível.

  • Consumo de combustível em excesso – pode ser falhas na ignição, desencadeados por velas sujas ou velhas, bomba de combustível, pneus que precisam de calibragem ou em casos graves, problemas no motor. 
  • Direção pesada ou que puxa para os lados – geralmente são problemas causados por desalinhamento ou balanceamento, mas pode ser (em casos graves) problemas na suspensão. 

Outros sinais ainda incluem cheiro estranho que indicam problemas elétricos, ou ainda vibrações no volante ou câmbio, geralmente por falhas no motor, transmissão ou na suspensão. 

Fique atento, ao notar qualquer “sintoma” estranho, corra para o mecânico antes que um probleminha vire um problemão. 

Leia também:

Arranhões, problemas mecânicos, furtos – Veja tudo o que o seuro auto do seu carro abrange.

Gostou das dicas? Aproveite e comente o que achou. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar