Tesla brasileira: confira o motor que equipará o carro híbrido da Lecar
A Lecar, a Tesla brasileira, acaba de firmar uma parceria estratégica com a HORSE, líder em sistemas de powertrains inovadores.
A Lecar, a Tesla brasileira, acaba de firmar uma parceria estratégica com a HORSE, líder em sistemas de powertrains inovadores. A parceria prevê a produção de motores para equipar o carro híbrido da Lecar.
Qual o motor do carro híbrido da Lecar?
A HORSE vai produzir motores com tecnologia Range Extender para equipar o primeiro veículo da Lecar, o Lecar 459 Hybrid, que deve chegar ao mercado em 2026. O contrato prevê o fornecimento de 12 mil unidades anuais de seus motores HR10 1.0 de 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de acordo com a demanda.
Produzido na planta da HORSE em Curitiba, os motores HR10 são projetados para operar tanto com etanol quanto com gasolina, oferecendo 125 cv de potência e 220 NM de torque. É o mesmo propulsor que equipa o Renault Kardian.
“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da HORSE para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves.
Para a HORSE, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo, destaca Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited.
O que é Range Extender?
A tecnologia Range Extender é diferente dos híbridos plug-in tradicionais. O motor a combustão não impulsiona diretamente às rodas, mas sim tem função de gerar energia elétrica para alimentar a bateria do veículo. Quem movimenta as rodas aqui são os motores elétricos.
Com essa configuração é possível que o motor a combustão opere em sua faixa de maior eficiência, de modo a reduzir o consumo de combustível e suas emissões. Segundo a HORSE, quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.
Assim como os modelos plug-in, a bateria também pode ser carregada com wallbox ou uma fonte de energia doméstica.
A bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV.
O que já sabemos sobre o Lecar Hybrid 459?
O Lecar Hybrid 459 é um sedan desenvolvido sobre um chassi e carroceria monobloco. Segundo a Lecar, sua autonomia será de 1.000 km.
A empresa já divulgou o desempenho: 163 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. O motor elétrico é abastecido por bateria de 18,4 kWh, podendo sustentar seu funcionamento no modo elétrico por até 100 km.
Leia também:
Tesla brasileira anuncia fábrica no ES e novo carro híbrido nacional
O que achou da matéria? Será que o carro híbrido brasileiro vai vingar? Responda nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.