Dia do caminhoneiro: veja dicas de segurança que são essenciais para quem leva a vida na estrada
Dia do caminhoneiro (16 de setembro). Veja dicas de segurança que são essenciais para quem leva a vida na estrada
O Dia do Caminhoneiro, 16 de setembro, é uma data não só de comemoração para esses profissionais que impulsionam a economia do nosso país. É também uma ocasião para relembrar algumas dicas de segurança na estrada.
Quais dicas de segurança na estrada para os caminhoneiros?
Manutenção preventiva, descanso, direção defensiva, entre outros. Saiba mais:
Manutenção preventiva
As revisões preventivas são um alívio para o bolso e uma garantia de segurança. Ela evita o surgimento de problemas mecânicos que possam se tornar graves e vai fazer com que o caminhão se comporte da melhor forma possível nas estradas.
O que verificar no caminhão:
- Pneus
- Sistema de freios
- Sistema elétrico
- Faróis
- Vela
- Correia dentada
- Combustível
- Óleo e demais fluidos
Condições da via
É importante também avaliar as condições das vias, seu estado de conservação, se há sinalização adequada, passarelas ou acostamento. Também é importante avaliar as condições climáticas.
Direção defensiva
Entre as orientações da direção defensiva estão:
- Manter a distância segura do veículo da frente para ter tempo para reagir em caso de emergência.
- Evitar distrações como celular, rádio ou outros itens durante a direção.
- Respeito às leis de trânsito, evitando principalmente o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, limite de peso do veículo, uso de bebida ou substâncias ilícitas.
- Utilize os equipamentos de segurança, como cinto (mesmo em pequenas distâncias, triângulo de sinalização, extintor de incêndio e as demais orientações da transportadora/ contratante.
Descanso adequado
O primeiro passo é respeitar a jornada. A Lei do Caminhoneiro (13.103/15) estabelece limites de direção e o mínimo de descanso para motorista de caminhão.
De acordo com a lei, o motorista não pode dirigir por mais de 5 horas e meia seguidas, sendo obrigatório o intervalo de 30 minutos após esse período. Além disso, ele deve ter o descanso de 11 horas ininterruptas após 24 horas de trabalho.
Os locais que o motorista pode repousar em hotéis, pousadas, alojamentos, postos de combustíveis, postos de parada e apoio, rodoviárias, entre outros que lhe ofereçam segurança e condições mínimas de descanso.
Saúde em dia
Não basta manter as revisões em dias, é preciso cuidar da saúde do motorista. Mantenha a hidratação e uma alimentação balanceada (na medida do possível), com uma dieta que forneça a energia necessária para enfrentar longas jornadas.
Nas pausas, aproveite para fazer alguns exercícios ou alongamento para reduzir o desconforto de ficar várias horas dirigindo.
Lembre-se que a segurança das estradas é responsabilidade de todos os usuários. Ao seguir essas dicas, os caminhoneiros contribuem para um trânsito mais seguro, preservando suas próprias vidas e dos demais usuários.
Gostou do post? Vai seguir nossas dicas? Diga-nos o que achou nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.