Citroën CX: carro clássico completa 50 anos
Lançado em 1974 para substituir o DS, que por sua vez sucedeu o Traction Avant, o Citroën CX é lembrado como um dos maiores ícones da marca nas décadas de 1970 e 1980.
Lançado em 1974 para substituir o DS, que por sua vez sucedeu o Traction Avant, o Citroën CX é lembrado como um dos maiores ícones da marca nas décadas de 1970 e 1980.
CX: Um carro à frente de seu tempo
Assim como seus prestigiados antecessores, o Citroën CX se destacou por suas inovações técnicas, que, ao longo de seus 17 anos de produção, garantiram características excepcionais que continuam a diferenciá-lo até 2024.
Seu design exclusivo confere ao CX uma identidade aerodinâmica, elegante e de linhas suaves, facilmente reconhecível. O CX foi substituído pelo XM em meados de 1989, mas as versões perua continuaram em produção até o segundo semestre de 1991.
Oficialmente lançado em 26 de agosto de 1974, o CX atraiu atenção ao ser exibido no Salão do Automóvel de Paris em outubro do mesmo ano.
Incorporando inovações de seus antecessores, como tração dianteira, suspensão hidropneumática e freios a disco assistidos, o CX também trouxe novas soluções técnicas.
O motor de quatro cilindros, montado transversalmente à frente e inclinado, otimizava a distribuição de peso e melhorava a aderência à estrada.
Além disso, a carroceria monobloco com amortecedores especiais filtrava ruídos e vibrações, oferecendo um conforto superior.
O interior também foi cuidadosamente projetado, com destaque para o painel de instrumentos arredondado, que se tornou um ícone.
A ergonomia foi pensada para que os principais controles, como faróis, limpadores de para-brisa e buzina, pudessem ser operados sem que o motorista precisasse tirar as mãos do volante.
Além disso, o CX foi um dos primeiros carros a contar com cintos de segurança retráteis.
Devido a essas inovações, o CX foi eleito o “Carro do Ano” em 1975 pela imprensa automotiva europeia.
A partir de julho de 1975, o modelo recebeu o sistema de direção assistida Diravi, que variava a dureza conforme a velocidade do veículo, proporcionando uma condução segura e confortável em qualquer condição climática e de terreno.
Evolução Constante
Durante sua produção, o CX continuou a evoluir com o acréscimo de novas tecnologias que, mais tarde, se tornariam padrão na indústria automobilística. Algumas dessas inovações incluem:
- 1975: ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, dois espelhos retrovisores externos com controle interno, lanternas de neblina;
- 1976: Câmbio semiautomático.
- 1977: injeção eletrônica de gasolina, câmbio de cinco marchas, teto solar elétrico, faróis de neblina, ignição eletrônica transistorizada e rodas de liga leve;
- 1978: cintos de segurança nos bancos traseiros e travas eletromagnéticas automáticas nas portas;
- 1979: indicador de nível de óleo no painel de instrumentos;
- 1980: sistema de lavador do para-brisa integrado às palhetas, econômetro e câmbio automático;
- 1981: pneus de perfil baixo e controlador de velocidade;
- 1982: sistema de travamento central da tampa do porta-malas e tampa do bocal de abastecimento de combustível;
- 1983: motor turbodiesel e ar-condicionado automático;
- 1984: motor turbo com injeção eletrônica de gasolina;
- 1985: frenagem com sistema de freios antibloqueio (ABS), detector de gelo, indicador de lâmpada defeituosa, sinal de abertura de porta, espelhos retrovisores externos aquecidos com controle elétrico e vidro fumê, aviso sonoro quando as luzes estão acesas e travamento central por controle remoto infravermelho com ativação sincronizada da ignição interna;
- 1986: desembaçador automático do vidro traseiro;
- 1987: motor turbodiesel com intercooler e um imobilizador codificado.
Modelos de destaque
Ao longo de sua carreira, o CX foi objeto de uma gama particularmente ampla e rica, com uma grande variedade de motores. Alguns desses modelos causaram uma impressão particularmente forte, tanto por sua personalidade quanto por sua exclusividade e excelência.
- CX 2000: O primeiro modelo lançado, o CX 2000, apresentou um motor de 1.985 cm³ e 102 cv, e foi sucedido pelo CX 2200 e, mais tarde, pelo CX 2400, que marcaram o início de uma nova era para a Citroën.
- CX Prestige: Lançado em 1976, o CX Prestige foi projetado para atender a uma clientela de alto nível, incluindo políticos e figuras públicas. Com um acabamento luxuoso e maior espaço interno, tornou-se um símbolo de status.
- CX Diesel e Turbo Diesel: A versão a diesel do CX 2200 foi introduzida em 1975, estabelecendo o CX como referência no uso de motores a diesel. Em 1983, o motor foi equipado com um turbocompressor, aumentando ainda mais seu desempenho.
- CX Break: A versão perua, lançada em 1976, oferecia um espaço interno impressionante e a capacidade de acomodar até oito passageiros, tornando-se uma opção versátil para famílias e empresas.
- CX GTI e GTI Turbo: Lançado em 1977, o CX GTI trouxe um motor de injeção de 2.347 cm³ com 128 cv, oferecendo uma experiência de condução esportiva. Em 1984, a versão turboalimentada do CX GTI elevou a potência para 168 cv, com uma velocidade máxima de 220 km/h.
Competição: O CX Brilha nas Pistas
A Citroën levou o CX às competições pouco mais de um ano após seu lançamento.
O modelo participou de ralis famosos como o Abidjan-Nice e o Rally Paris-Dakar, onde demonstrou sua robustez e capacidade de enfrentar terrenos difíceis.
Em competições como o Rallye du Maroc e o Rallye des Mille Pistes, o CX colecionou vitórias e desempenhos memoráveis, muitas vezes superando veículos 4×4.
Um dos momentos mais marcantes foi o 9º Tour Automobile du Sénégal, em 1977, quando cinco CX participaram e todos cruzaram a linha de chegada, conquistando os cinco primeiros lugares.
No Rally Paris-Dakar, o CX também se destacou, especialmente com sua participação em 1981, quando terminou em 16º lugar, sendo o melhor colocado entre os carros com tração nas duas rodas.
Fábrica de Aulnay: O Berço do CX
A produção do CX teve início na fábrica de Aulnay, em junho de 1974, uma das plantas mais modernas da Europa na época.
Lá, o carro era totalmente montado, desde a fabricação da carroceria até a montagem final. A produção do CX continuou até julho de 1989, quando a fábrica comemorou a marca de 1 milhão de unidades produzidas.
Publicidade: Uma Imagem Icônica
A Citroën apostou em campanhas publicitárias inovadoras para promover o CX, muitas vezes envolvendo figuras públicas como Françoise Hardy e Jacques Dutronc.
A campanha mais marcante, no entanto, foi a do lançamento do CX GTI Turbo, em 1984, protagonizada pela modelo Grace Jones.
Com o slogan “La CX GTI Turbo, c’est démon!”, a campanha destacou a potência do novo motor turboalimentado.
Embora a publicidade tenha sido proibida por questões de segurança nas estradas, a controvérsia gerou ainda mais visibilidade para o carro.
Números do CX
Ao longo de sua produção, entre 1974 e 1991, foram fabricadas 1.042.460 unidades do CX, das quais 913.375 eram sedãs e 129.085 eram peruas.
Essas cifras solidificam o CX como um dos modelos mais icônicos e bem-sucedidos da história da Citroën.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.