Carros do futuro via sistema operacional: entenda essa história

Quando se compra um smartphone sempre vem primeiro a escolha entre um sistema operacional. Android e iOS dominam este mercado. A escolha por um sistema operacional pode ultrapassar o limite do celular no futuro e chegar até mesmo no setor automotivo.

Duas gigantes da tecnologia, Apple e Google, já estreitam laços com montadoras para tornar realidade carros que sejam verdadeiros smartphones. As companhias já deram o ponto de partida para adentrar neste “novo mercado”.

Google e Apple já tem primeiros passos dados para os “carros do futuro”

Android Auto (Reprodução Google Play)

O CarPlay e Android Auto, serviços de sincronização do celular com o carro, já podem ser vistos como ferramentas que justificam os esforços dos conglomerados em se aproximar do setor. As ferramentas estão num campo restrito do infoentretenimento — uma junção de informação e entretenimento, juntando dados de viagem e serviços de streaming.

VEJA TAMBÉM

A Google vem tentando expandir seus serviços com o Android Automotive, que oferece ao motorista uma assistência mais completa com dados sobre o veículo, o percurso e a velocidade. A empresa veio a público através de assessoria para afirmar que está em trabalho conjunto com montadoras para difundir este serviço.

Carros do futuro
Reprodução: Internet

“Android Automotive OS com o Google integrado tem atualizações emocionantes. Desde mais aplicativos de streaming de vídeo como Epix Now e Tubi até recursos futuros como navegação e elenco, há muito o que esperar”. Ainda foi comunicado que o Android Auto lançará uma nova interface que irá otimizar ainda mais o sistema.

A Apple não fica atrás nesse movimento de entrada no mundo dos automóveis. A empresa quer projetar um sistema nativo que além de espelhar, como vem sendo feito, integre o aparelho celular de maneira mais intensa ao carro. 

Enquanto essa nova interface não chega, o conglomerado de tecnologia anunciou a atualização do CarPlay. Esta nova versão terá novo design e novas possibilidades de personalização até 2023. Montadoras como Ford, Porsche, Renault, Audi, Nissan, Mercedes, Honda e Jaguar deverão usar a nova versão do CarPlay.

CarPlay e Android Auto terão concorrência

Apple e Google, por mais que tenham a expertise necessária em tecnologia, terão dificuldades em convencer algumas montadoras. A Volvo, por exemplo, planeja o seu próprio serviço embarcado para seus carros elétricos: o VolvoCarOS. 

A Amazon, outra empresa gigantesca dos Estados Unidos, fechou parceria com a Stellantis que controla 14 marcas de carros. O grupo visa desenvolver veículos com engenheiros de softwares automotivos que permitam novas experiências de próxima geração aos pilotos.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar