Curiosidade: Ford exibe o mais alto nível de tecnologia no desenvolvimento de carros
No Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, estão sendo criados novos recursos que estão ajudando a transformar a experiência de dirigir
No Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, estão sendo criados novos recursos que estão ajudando a transformar a experiência de dirigir.
Brasil no centro do desenvolvimento técnológico
A evolução da tecnologia automotiva é evidente. Funções que antes eram inimagináveis, como a frenagem autônoma, hoje são comuns em carros ao redor do mundo.
Por trás dessa inovação, há uma revolução nos processos de desenvolvimento dos veículos que torna esses avanços possíveis.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil é uma peça fundamental nessa mudança. Sendo um dos nove centros globais da Ford, conta com mais de 1.500 especialistas envolvidos em projetos de tecnologias semiautônomas, veículos elétricos e conectados.
Esses profissionais exportam serviços de engenharia para mercados como Estados Unidos, Europa e China.
Além da sede em Camaçari e do hub de inovação em Salvador (BA), a estrutura inclui o Centro de Testes de Tatuí (SP), um dos maiores e mais equipados da América Latina para o desenvolvimento de veículos.
Uma estrutura completa
Com uma área de 4,66 milhões de m², onde quase 80% são áreas verdes preservadas, o Centro de Testes da Ford possui 20 km de pistas asfaltadas e 40 km de pistas de terra com diversas superfícies e traçados.
O complexo inclui laboratórios de emissões, análise de peças, dinamômetros, simuladores de estradas e um laboratório vibroacústico.
O centro também dispõe de áreas de suporte, como uma garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado, posto de combustível e estações de carregamento para veículos elétricos.
Essa infraestrutura permite a realização de mais de 440 tipos de testes, como durabilidade, calibração, desempenho e segurança, em conformidade com padrões nacionais e internacionais.
“O Centro de Testes de Tatuí também é o único da região integrado a um ecossistema de engenharia local, que desenvolve projetos para os principais mercados globais, o que representa um grande diferencial competitivo para a Ford na região”, destaca Marinna Silva, gerente da unidade.
Novo simulador
Recentemente, o Centro de Testes da Ford adquiriu um simulador estático de engenharia avançado, capaz de testar virtualmente componentes como suspensão, freios, direção e pneus de maneira rápida e eficiente.
Com uma tela de 4,5 metros e visão de 210°, ele é um dos três simuladores da Ford no mundo, ao lado dos que estão nos EUA e Bélgica.
Equipado com seis computadores, três deles dedicados à exibição gráfica, o simulador permite reproduzir diversas condições de pista e clima com alta precisão.
“O novo simulador permite testar diferentes parâmetros dos veículos de forma muito mais rápida, econômica e com ótima correlação. Podemos simular pistas de todo o mundo, e inclusive as condições do clima, como piso molhado ou neblina, por exemplo, com um simples comando”, explica o engenheiro Jean Horcario. “É uma ferramenta que amplia a nossa capacidade de desenvolver projetos globais.”
Tecnologias brasileiras
Hoje, a equipe de engenharia brasileira é responsável por cerca de um terço das tecnologias presentes nos veículos da Ford globalmente.
Entre essas inovações, está o One Pedal Drive do Mustang Mach-E, que permite ao motorista controlar o carro usando apenas o acelerador.
O Mustang GT Performance traz outras inovações criadas por engenheiros brasileiros, como o Remote REV, que permite acelerar o carro remotamente, e o Track Apps, que oferece funções como o Drift Brake, Line Lock, além de medir tempos de volta, aceleração, frenagem e forças G.
Ele também exibe informações sobre temperatura do motor e pressão do óleo.
Na picape F-150, o sistema de iluminação por zonas, útil para lazer ou trabalho, também foi desenvolvido no Brasil.
Já os bancos Contour Seats, presentes nos modelos Lincoln, oferecem ajustes sofisticados e função de massagem, sendo outro exemplo do talento da engenharia local.
“Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo e estamos conseguindo nos destacar, com tecnologias avançadas e soluções inovadoras que redefinem a experiência de dirigir”, completa Marinna Silva.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.