Aumento na inadimplência na assinatura de veículos faz locadoras adotarem atitude RADICAL
Aumento na inadimplência na assinatura de veículos faz locadoras adotarem atitude RADICAL. Veja quais as ações para reduzir o prejuízo.
O crescimento exponencial do mercado de assinatura de veículos nos últimos anos tem sido acompanhado por um desafio para as empresas do setor: a inadimplência. Para conter essa triste tendência e garantir a saúde financeira do setor, as locadoras estão implementando medidas mais rigorosas.
Aumento na inadimplência na assinatura de veículos preocupa o setor
Segundo dados da Associação Brasileira de Locadora de Automóveis (Abla), o número de usuários de serviços de assinatura de carros dobrou nos últimos três anos (2020 a 2023), atingindo 160 mil clientes no ano passado.
No entanto, esse crescimento acelerado vem acompanhado por um aumento na inadimplência, forçando as empresas a pensarem suas estratégias principalmente na análise de crédito e na gestão de contratos.
Entre as práticas adotadas estão:
Exigência de cartão de crédito
Além das opções tradicionais de pagamento, como boleto bancário e PIX, as locadoras estão exigindo cadas de um cartão de crédito como garantia adicional.
A medida visa garantir a segurança financeira das empresas e facilitar a cobrança em caso de falta de pagamento.
Análise de crédito mais rigorosa
Tá devendo o banco ou não consegue comprovar que pode pagar pela assinatura? Então, não pode alugar. Basicamente é isso que as empresas estão fazendo, adotando análise de crédito mais criteriosa, exigindo comprovação de renda e histórico financeiro detalhado do cliente.
Aproveitamento do Marco Legal das Garantias
Sancionado em 2023, o Marco Legal das Garantias permite que um único bem seja utilizado como garantia em múltiplas operações de crédito, facilitando a recuperação do investimento (por parte das empresas) em caso de inadimplência.
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Algumas empresas do setor, como a Byecar ainda defendem a adoção de soluções como open banking e caução, já utilizadas no mercado imobiliário, para mitigar riscos e aprimorar a análise de crédito.
Milton Walsinir, CEO da Byecar, destaca os desafios enfrentados pelo setor: “Mesmo com maior restrição ao crédito e redução na taxa de aprovação no último trimestre, a inadimplência continua aumentando.
As locadoras enfrentam dificuldades nas análises de crédito, que muitas vezes não são tão precisas quanto as realizadas por bancos, devido à falta de informações detalhadas. Acredito que o setor poderia se beneficiar de soluções como o open banking ou caução, já utilizadas no mercado imobiliário, para mitigar riscos.”
Ainda segundo Milton, as adaptações são essenciais para equilibrar a oferta e a demanda, de modo a assegurar a sustentabilidade do setor.
Conta para gente, você acha que as locadoras podem exigir mais garantias dos consumidores para reduzir seus riscos?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.