Citroën Basalt: não é a primeira vez que a marca adota esse nome em um carro

O novo Citroën Basalt promete revolucionar o mercado automotivo. No entanto, você sabia que este não é o primeiro veículo a usar esse nome?

A Citroën está prestes a lançar seu primeiro SUV Coupé na América do Sul. O novo Citroën Basalt promete revolucionar o mercado automotivo. No entanto, você sabia que este não é o primeiro veículo a usar esse nome? Descubra a seguir a origem do nome Basalt.

Citroën Basalt
Novo Citroën Basalt (Foto: Divulgação/Citroën)

 

Nome também foi utilizado em modelo de enorme sucesso 

Das aulas de ciência, passando pelos anos 1970 e chegando à América do Sul em 2024, o nome Basalt vai além do inédito SUV Coupe da Citroën.

O modelo, antecipado pelo conceito Basalt Vision, adota o nome de uma das mais firmes rochas presentes na natureza. Não à toa, a palavra basalto tem como origem o termo “basanites”, que significa “pedra muito dura” em latim.

O basalto é uma rocha produzida por fusão a partir do magma, gerando um mineral com propriedades únicas.

Como a poderosa rocha, o Citroën Basalt une atributos de diferentes segmentos para entregar aos consumidores da região um produto inovador, ousado e robusto.

Citroën Basalt
GS Basalte (Foto: Divulgação/Citroën)

Durante os mais de 105 anos de história da Citroën, o Basalt já esteve presente. Em 1978 a marca lançou na Europa uma exclusiva série especial chamada GS Basalte.

Ela incluía itens até então presentes somente em segmentos superiores, como o sistema de lavagem dos faróis, além de um design exclusivo composto por uma pintura bitom.

O veículo com todos esses atributos resultou em grande sucesso para a marca. Foram 1.800 unidades da edição especial vendidas rapidamente.

 

Citroën Basalt
GS Basalte (Foto: Divulgação/Citroën)

O que já sabemos sobre o novo Citroën Basalt? 

O Citroën Basalt já fez sua estreia na Índia, conforme relatado pelo Garagem360. Por lá, o modelo foi apresentado em quatro versões: You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max.

Visualmente, o SUV Coupé tem um visual fluído, robusto, imponente e com um toque de esportividade. A dianteira tem uma grade frontal com detalhes cromados e faróis de LED.

As medidas divulgadas são as seguintes:

  • Comprimento: 4.300 mm
  • Largura: 1.800 mm
  • Altura: 1.670 mm
  • Entre eixos: 2.600 mm

Além disso, o Citroën Basalt apresentado na Índia oferece, em algumas versões, central multimídia com tela de 10,2 polegadas, painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado de duas zonas e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Em terras brasileiras, o Citroën Basalt será produzido em Porto Real – RJ, como o terceiro lançamento da família C-Cubed, que já conta com o C3 e o C3 Aircross.

 

Citroën Basalt
Novo Citroën Basalt (Foto: Divulgação/Citroën)

Motorização

No Brasil, o Citroën Basalt deve chegar com duas opções de motorização.

Uma deve ser o motor 1.0 Firefly flex, de três cilindros em linha e 6 válvulas, que gera até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. 

Algumas versões do Fiat Argo, Citroën C3 e Peugeot 208 estão equipadas com esse motor.

A outra provável opção é o motor 1.0 turbo 200 flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. 

O motor está presente em configurações do Fiat Pulse, Fiat Fastback e Peugeot 208.

Veja mais sobre o Citroën Bassalt:

Citroën Basalt
Novo Citroën Basalt (Foto: Divulgação/Citroën)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA