Preços dos carros novos, seminovos e usados CAEM em junho: está na hora de comprar?
Preços de carros novos, seminovos e usados caíram no mês de junho. É o que mostra um levantamento da 9ª edição do Monitor de Variação de Preços AutoAcrefi. Veja mais detalhes a seguir:
Preços de carros novos, seminovos e usados caíram no mês de junho. É o que mostra um levantamento da 9ª edição do Monitor de Variação de Preços AutoAcrefi. Veja mais detalhes a seguir:
Veículos registram leve queda dos preços em junho
Os preços dos veículos registraram uma queda no mês de junho, incluindo modelos novos, seminovos e usados. É o que mostra os dados da 9ª edição do Monitor de Variação de Preços AutoAcrefi, resultado da parceria entre a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e a Cox Automotive.
No caso dos veículos zero km, houve uma nova redução de -0,23% em comparação a maio de 2024. Esse declínio foi uniforme entre os modelos de 2025 e 2024, que apresentaram variações de -0,24% e -0,23%, respectivamente.
Os seminovos, com até três anos de uso, também seguiram a tendência de baixa, encerrando o mês com preços -0,49% mais baixos em relação ao mês anterior. O destaque foi para os modelos de 2022, que sofreram uma redução de -0,72%.
Já os veículos usados, com quatro anos ou mais, apresentaram a maior queda, com uma diminuição de -0,73% em comparação a maio de 2024. Notavelmente, os modelos de 2008 registraram a maior baixa, com uma queda acentuada de -2,83%.
Cintia Falcão, diretora-executiva da Acrefi, destaca que a disponibilidade de crédito, combinada com condições favoráveis como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento flexíveis, tem o potencial de impulsionar a demanda e facilitar o acesso dos consumidores a veículos novos, seminovos e usados.
“Instituições financeiras têm a oportunidade de apoiar esse movimento, oferecendo soluções de financiamento que atendam às necessidades dos consumidores, sejam eles indivíduos buscando um primeiro veículo ou empresas renovando suas frotas”, afirma Cintia Falcão.
No primeiro semestre de 2024, o financiamento de veículos novos atingiu 1,193 milhão de unidades, representando um crescimento de 27,5% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da B3.
Esse é o melhor resultado desde 2015. Em junho, foram financiados 205 mil veículos, um aumento de 14,5% em comparação ao ano anterior.
“Em um mercado dinâmico como o automotivo, o crédito desempenha um papel crucial para a aquisição de veículos, permitindo que mais consumidores tenham acesso a novas tecnologias e opções de transporte sustentável”, comenta Cintia Falcão.
Híbridos sobem de preço
Em contraste com a tendência geral de queda, os veículos híbridos apresentaram um aumento de preço em junho, com uma variação de 0,65% em relação a maio.
Já os veículos elétricos mantiveram seus preços estáveis, sem alterações significativas entre maio e junho, assim como os veículos movidos a combustão.
É a hora certa para comprar?
Diante do cenário de quedas nos preços dos veículos, os consumidores logo se animam para adquirir um novo veículo. Mas será essa a hora certa para a compra?
A resposta depende de diversos fatores. Você precisa incluir nesta conta suas necessidades pessoais, condições financeiras e qual veículo está considerando para adquirir.
Por um lado, a baixa nos preços, mesmo que seja moderada, pode ser uma ótima oportunidade para quem está buscando um bom negócio.
Com o crédito mais acessível e as condições de financiamento favoráveis, o momento pode ser positivo para adquirir um veículo em circustâncias mais vantajosas.
No entanto, se você está interessado em modelos específicos como os híbridos, que apresentaram um aumento de preço, ou se está esperando por uma maior estabilidade no mercado, pode valer a pena esperar.
O momento certo para comprar um carro ou trocar o seu atual, depende de uma avaliação minuciosa e cuidadosa de suas necessidades.
Se você encontrar uma boa oferta que se encaixe no seu orçamento e nas suas expectativas, pode ser uma boa oportunidade.
Contudo, se o seu foco está em novas tecnologias ou se você espera por condições ainda mais favoráveis, aguardar pode ser a melhor estratégia.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.