Volkswagen lança ônibus elétrico com autonomia de 250 km

Após um ano de testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu primeiro modelo da linha e-Volksbus, desenvolvido no Brasil

Após um ano de testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou seu primeiro modelo da linha e-Volksbus, desenvolvido na fábrica de Resende (RJ). Veja a seguir mais detalhes do veículo fabricado no Brasil.

 

ônibus elétrico da Volkswagen produzido no Brasil
e-Volksbus é desenvolvido em solo brasileiro (Foto: Reprodução/Volkswagen)

Ônibus elétrico da Volkswagen é produzido no Brasil

O primeiro modelo da família e-Volksbus foi lançado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus após um ano de testes e avaliações.

Desenvolvido na cidade de Resende (RJ), o ônibus elétrico e-Volksbus 22L não emite carbono, reduz ruídos, oferece alta eficiência energética e economia operacional.

A plataforma do chassi e-Volksbus baseia-se no chassi modular da versão a diesel, garantindo robustez e durabilidade. A eletrificação utiliza a mesma base da plataforma modular e-Delivery, amplamente testada no Brasil e na América Latina.

Com foco em mobilidade sustentável, tecnologia, conforto e segurança, o modelo vem para redefinir o transporte público urbano, segundo comunicado da montadora.

 

ônibus elétrico da Volkswagen produzido no Brasil
(Foto: Divulgação/Volkswagen)

O e-Volksbus pode chegar até 250 km de autonomia

O novo ônibus elétrico da Volkswagen tem capacidade para até 82 passageiros, sendo compatível com carrocerias urbanas de até 13,2 metros. O peso bruto total do modelo é de 22 toneladas.

A novidade da empresa alemã conta com motor de 280 kW (380 cv) e torque máximo de 234 kgfm. Um conjunto redutor eleva o torque de saída para 412,9 kgfm, garantindo desempenho máximo em operações urbanas e subidas.

O e-Volksbus 22L é alimentado por 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para uso severo com ampla segurança.

Com isso, o ônibus elétrico da VW pode chegar a uma autonomia de até 250 km com 385 kW/h, em uma carga de até três horas. Além disso, o modelo terá opção de oito packs de baterias, mas com menor autonomia.

Para recarregar, o cliente conecta o carregador em um plugue localizado na traseira ou dianteira do ônibus, sendo compatível com carregadores de até 160 kW de potência.

As baterias, localizadas no teto e na traseira do veículo, contam com sistemas de gerenciamento térmico independentes. Com isso, a performance e o consumo energético são otimizados para garantir maior durabilidade do sistema.

 

ônibus elétrico da Volkswagen produzido no Brasil
Ônibus elétrico da Volkswagen tem capacidade para até 82 passageiros (Foto: Reprodução/Volkswagen)

Segurança também é destaque no e-Volksbus 

O novo ônibus elétrico da VW tem maior confiabilidade e segurança através do sistema de direção com redundância no seu funcionamento, disponibilizando assistência hidráulica contínua para o motorista em qualquer condição.

Outro ponto a ser destacado é o sistema de frenagem regenerativa, que possui quatro níveis de potência, permitindo recuperar energia durante desacelerações e aumentar a eficiência energética.

Já o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia.

Além disso, o ônibus elétrico da Volkswagen possui avançados sistemas de segurança, proteção elevada para operação em áreas alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD, e a função “door brake”, que freia o veículo ao abrir as portas para embarque e desembarque.

O e-Volksbus conta também com pneus reforçados, dedicados para operações urbanas de ônibus elétricos, suportando maior capacidade de carga.

ônibus elétrico da Volkswagen produzido no Brasil
(Foto: Reprodução/Volkswagen)

A acessibilidade é garantida pelo conceito “low entry”, com piso baixo na parte central e dianteira, e sistemas de ajoelhamento, elevação e agachamento, facilitando o embarque e desembarque.

Internamente, o ônibus elétrico da Volkswagen traz como destaque o ar-condicionado inteligente. O equipamento está integrado ao sistema eletrônico do chassi, gerando conforto térmico e otimização energética.

Por fim, o e-Volksbus possui um painel de instrumentos semelhante ao do e-Delivery. Ele oferece informações de forma intuitiva para o motorista acompanhar o consumo e a recuperação de energia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA