Pneu de carro tem garantia? Descubra de uma vez por todas

Um dos itens mais importantes do carro, o pneu é uma peça primordial para o seu funcionamento. Mas afinal, ele tem garantia? Confira!

Um dos itens mais importantes de qualquer carro, o pneu é uma peça primordial para o funcionamento do veículo. Mas afinal, ele tem garantia após uma compra? Confira!

Pneu do carro tem garantia? Descubra de uma vez por todas
Foto: Freepik

Pneu do carro possui garantia? 

De forma bem objetiva, a resposta para essa pergunta é sim. Afinal, toda fabricante de pneu com comercialização no Brasil estipula um prazo para possíveis defeitos. 

O prazo médio de garantia para defeitos de fabricação é de 5 anos para problemas de uso do item, no que diz respeito à segurança e uso dos itens. 

Dessa forma, caso os pneus não atendam à descrição do produto, o consumidor pode ser recompensado. 

Para isso, é preciso se digirir à uma rede autorizada da fabricante dos pneus e solicitar uma inspeção, onde será avaliada a causa do problema. 

Regras para garantia

Antes de tudo, é preciso deixar claro que a garantia dos pneus é diferente de sua validade. 

Diferentemente da garantia, que vale para falhas de fabricação, a validade dos pneus é algo difícil de mensurar, uma vez que não tem um tempo limite para duração. 

Em geral, o que determina o tempo de uso dos pneus é seu desgaste, que varia de item para item, além de levar em conta condições à que são submetidos, entre outros fatores. 

Vida útil dos pneus

Mesmo que não possua prazo de validade, o pneu possui uma vida útil extremamente importante para o desempenho de qualquer veículo. 

Responsável direto pelo contato do carro com o solo, o pneu precisa estar sob boas condições de uso para garantir a segurança de todos os envolvidos nas mais distintas vias. 

Pneu do carro tem garantia? Descubra de uma vez por todas
Foto: Freepik

O que diz a lei? 

De acordo com a Resolução 913/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os pneus dos mais variados tipos de veículos precisam estar em conformidade com as regras do Inmetro. 

Dessa forma, os sulcos dos pneus devem ter, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade. Para as motocicletas, a profundidade mínima é de 1 milímetro. 

Além disso, não basta apenas os pneus ‘’titulares’’ do carro estarem em bom estado de conservação, com a mesma regra aplicada ao estepe. 

A punição para quem anda com pneu ‘’careca’’ pode ser: 

  • Perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

  • Multa de R$ 195,23

  • Retenção do veículo para regularização

Ou seja, o condutor que for flagrado, numa blitz por exemplo, com pneus em mau estado, podem gastar uma boa grana para regularização, já que o veículo pode ser direcionado a um pátio do Detran.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA