1º veículo elétrico do Brasil já está por aqui há um bom tempo: você sabe qual é?

Já virou rotina ruas com vários carros eletrificados, no entanto, você sabe qual foi o primeiro veículo elétrico do Brasil?

Vem se tornando cada vez mais natural ruas com vários carros eletrificados, no entanto, você sabe qual foi o primeiro veículo elétrico do Brasil? 

1º veículo elétrico do Brasil já está por aqui há um bom tempo: você sabe qual é?
Foto: Divulgação

Qual foi o primeiro veículo elétrico no Brasil?

Gurgel Itaipu. Este foi o primeiro veículo elétrico do Brasil, lançado em 1975 pela primeira fabricante brasileira, a Gurgel. 

O modelo Itaipu E150 foi também o primeiro veículo elétrico de toda a América Latina, com seu primeiro protótipo apresentado um ano antes no Salão do Automóvel, em 1974. 

O Gurgel Itaipu, nome escolhido para homenagear a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, possui linhas de design diretas e transporta apenas duas pessoas.

Características do Gurgel Itaipu

Entre os principais atributos do Gurgel Itaipu está sua potência de 3,2 kW, o que corresponde a modestos 4,2 cavalos. 

Tais definições permitiam ao Itaipu E150 uma velocidade máxima de 30 km/h, com os últimos modelos da linha atingindo uma marca de 60 km/h. 

O modelo pesava 460 kg, 320 kg por conta das baterias. Sua autonomia é de 50 km por carga e o modelo leva até 10 horas para carregar. 

1º veículo elétrico do Brasil já está por aqui há um bom tempo: você sabe qual é?
Foto: Divulgação

Produção limitada

Apesar de representar o primeiro veículo elétrico da história brasileira, o Gurgel Itaipu não chegou a ser fabricado em larga escala. 

Dessa forma, o Itaipu E150 não cumpriu a estimativa de produção na fábrica da marca, em Rio Claro, no interior do Estado de São Paulo. 

Foram confeccionadas 27 unidades do histórico modelo que provavelmente você nunca tinha visto ou ouvido falar já que virou produto raro de colecionadores. 

21 anos depois do lançamento do modelo eletrificado, a Gurgel interrompeu suas produções, fechando as portas. O principal fator? A reabertura do país para importações e o crescimento da concorrência com marcas tradicionais, que se mantém no país até os dias atuais. 

Nos anos seguintes, a Gurgel tentou ainda emplacar um novo modelo elétrico, o furgão Itaipu E400 com maior retorno, já que teve cerca de mil exemplares, porém, foram apenas dois anos de comercialização. 

Veja se vale a pena: test-drive do Renault Kwid E-Tech, um dos carros elétricos mais baratos do país. 

Pioneirismo no setor

Se hoje temos contato com várias atualizações sobre o setor de veículos elétricos e suas propriedades, como as baterias, a Gurgel, ainda nos anos 80, já atuava nesta frente. 

Isso porque a marca chegou a investir na produção de baterias para os modelos eletrificados, porém, como não teve estímulo do Estado, não manteve os esforços por muito tempo.

Confira também: Elon Musk brasileiro? Capixaba cria 1º carro elétrico do Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA