Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão; preços iniciam em R$ 100.990

Líder absoluta do segmento de picapes, a Fiat Strada tem a tradição de sempre introduzir inovações para a categoria. E embora tenha sido desalojada do topo de vendas do mercado brasileiro nos últimos dois meses pelo VW Polo, o modelo continua sendo o carro mais vendido do País no acumulado do ano. Para continuar sua trajetória de sucesso, a Strada chega com novidades na linha 2024.

Confira todas as novidades da Fiat Strada 2024

Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim desde 1998, a picape teve diversos marcos de ineditismo ao longo de sua vida. Foi assim quando passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013. 

Recentemente, em 2020, passou por uma grande atualização, quando ficou mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. No ano seguinte, a Fiat Strada inovou ao se tornar a primeira do seu segmento a receber o câmbio automático do tipo CVT.  Neste ano, a Fiat comemorou o marco de 400 mil unidades produzidas do modelo desde que foi reestilizado.

“Além de estar mais potente com um novo motor, ter ganhado mais funcionalidades e até uma nova versão, também trazemos uma edição comemorativa de aniversário. Afinal, completar tanto tempo de mercado e ainda se manter tão relevante e no topo do ranking, não é para qualquer um”, celebra Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Novo motor turbo flex

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão
Fiat Strada 2024 (Foto: Divulgação/Stellantis)

A performance da Fiat Strada foi aprimorada na linha 2024. A picape ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex. Com isso, a Strada se torna a primeira picape turbo flex do segmento B no mundo.

O propulsor, que estreou com o Fiat Pulse, faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O Turbo 200 Flex conta com maior performance e mais eficiência, graças ao uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing, entregando um conjunto mais leve.

Um turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica – que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa – se faz presente. Além disso, conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.

Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 20,3 kgf.m, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. 

A Fiat Strada 2024 passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

Também há novidades no trem de força da versão Endurance, que passa contar com o motor 1.3 Firefly, propulsor conhecido por sua robustez e eficiência. Com nota A de consumo pelo Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro), é um dos mais eficientes e econômicos do segmento, fazendo até 14,2 mm/l na estrada. 

Além disso, são 107 cv de potência e 13,7 kgf.m de torque com etanol e 98 cv e 13,2 kgf.m quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com um câmbio manual de cinco marchas.

Nova versão de linha e mais tecnologia

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão
Interior da Fiat Strada 2024 na versão topo de linha Ultra (Foto: Divulgação/Stellantis)

A versão Ultra, já conhecida na gama da picape Fiat Toro, chega como novidade para completar a família Strada. Com mais esportividade, ela entra no topo da linha o, junto com a Ranch, que também traz novidades.

A Ultra se destaca pela sua exclusividade. A arrojada grade possui friso vermelho, o que traz ainda mais diferenciação ao visual do modelo. Por dentro, os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada em vermelho.

A Fiat Strada 2024 traz ainda algumas alterações no design. Externamente, nas versões Ultra e Ranch, recebeu nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual muito mais robusto e agressivo. 

Nessas versões, foi adicionada uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. 

Na cabine, a Strada ganhou novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex), além de novos painéis de porta com detalhes em couro.

A Fiat Strada  2024 é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade (ESC), que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. 

Ainda há o recurso TC+, que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. 

A picape também conta com sistema multimídia Uconnect 7, que oferece conectividade avançada sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.

Série limitada Edizione 25

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão
Fiat Strada 2024 Edizione 25 terá apenas 1.025 unidades à venda (Foto: Divulgação/Stellantis)

Atingir 25 anos de presença no mercado é uma conquista notável para qualquer veículo, especialmente em um segmento que está cada vez mais competitivo. Isso motivou a Fiat a apresentar uma edição especial em comemoração ao ano de aniversário da picape. A Fiat Strada Edizione 25 terá apenas 1.025 unidades disponíveis.

Com todos os recursos da versão Ultra, a série limitada Edizione 25 traz um visual único. Está disponível na cor Cinza Strato com teto preto, o que confere um visual marcante e diferenciado. 

Um adesivo lateral da série é colocado próximo à lanterna traseira, agregando um toque especial ao design. Para complementar o estilo, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, dando à variante uma aparência esportiva e exclusiva.

No interior da edição especial, um escudo numerado de 0001 a 1.025 é colocado abaixo da central multimídia, destacando a edição com um número único. 

As soleiras são personalizadas com a descrição da série. Além disso, acessórios exclusivos da Mopar aprimoram a série limitada. Os itens incluem pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que oferecem proteção e estilo adicional ao veículo.

Novos preços para a Fiat Strada 2024

Fiat Strada 2024 agora tem motor turbo e nova versão
Com cabine simples, versão de entrada Endurance oferece mais espaço para cargas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Confira abaixo os preços sugeridos da gama completa da Fiat Strada 2024:

  • Fiat Strada Endurance CP 1.3 Flex MT – R$ 100.990
  • Fiat Strada Freedom CP 1.3 Flex MT – R$ 106.990
  • Fiat Strada Freedom CD 1.3 Flex MT – R$ 112.990
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex MT – R$ 114.990
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex CVT – R$ 120.990
  • Fiat Strada Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990
  • Fiat Strada Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990
  • Fiat Strada Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 135.990

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar