Vai comprar um veículo? Saiba como escolher o tipo de motor e câmbio ideais para você

Uma série de dúvidas podem surgir quando se vai comprar um veículo, como a escolha entre motores turbo ou aspirado e câmbio manual ou automático.

Mas não se preocupe, pedimos ajuda da Byecar, plataforma de assinatura de carros para ensinar como escolher o tipo de motor e câmbios ideais. 

O VW tem opções de motor aspirado e normal, câmbio manual e automático. Qual escolher? Foto: Nicole Santana/ Garagem360
O VW tem opções de motor aspirado e normal, câmbio manual e automático. Qual escolher? Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Como escolher o tipo de motor e câmbios ideais?

A princípio, é preciso saber a diferença dos motores:

  • motor aspirado – o ar entra no cilindro impulsionado pela pressão atmosférica, resultando em uma condução mais suave e contínua.
  • motor turbo – uma turbina é instalada com gases de escape que comprimem o ar, aumentando sua potência. 

Ambos têm suas vantagens e desvantagens: “Os motores turbo oferecem desempenho superior em termos de aceleração, enquanto os aspirados tendem a proporcionar uma condução mais suave”, Byecar.

Segundo os especialistas da Byecar, os os motores turbo, embora mais potentes, exigem manutenções com maior frequência, enquanto os aspirados se comportam em termos de potência em baixas e altas rotações. 

No entanto, cada tipo de motor tem suas próprias especificidades, características de consumo de combustível que precisam ser consideradas.

Além disso, o preço de um carro com o motor turbo costuma ser maior do que o mesmo modelo com motor aspirado. 

Câmbio manual ou automático?

E quanto à escolha entre câmbio manual e automático, há mais a se considerar:

  • câmbio manual – proporciona uma sensação mais esportiva na condição, assim como um controle direto sobre o carro, ideal para quem busca performance e gosta de dirigir com mais interatividade. 

É o preferido por entusiastas automotivos por conta da capacidade de extrair o máximo de desempenho do motor, principalmente em curvas e ultrapassagens.

  • câmbio automático – oferece mais conforto e conveniência, especialmente em situações de trânsito intenso ou engarrafamentos, com trocas de marchas suaves e precisas. 

Sem a necessidade de trocas constantes, facilita a vida do motorista que pode se concentrar melhor ao ambiente ao seu redor. 

 

Câmbio automático - Foto: Freepik
Câmbio automático – Foto: Freepik

Leia também:

Veja a direfença de câmbio automático e câmbio CVT e não erre mais.

Qual escolher?

“A resposta para essa pergunta depende inteiramente das suas preferências e necessidades individuais. Para alguns, a potência e a emoção de um motor turbo combinados com a interatividade de um câmbio manual podem ser a combinação ideal. 

Para outros, a suavidade de um motor aspirado e o conforto de um câmbio automático podem ser mais atraentes”, Byecar.

Ao entender a fundo as especificidades de cada tipo de motor e câmbio, o que ele pode proporcionar, bem como seu histórico, você terá melhores condições de escolher. Por isso a importância de pesquisar bastante e fazer test drive levando em consideração suas preferências e necessidades.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar