A maior viagem elétrica do mundo: tem carro e até caminhão; confira
A maior viagem elétrica do mundo: tem carro e até caminhão; confira detalhes como percurso, quantos carros vão participar e muito mais.
Já ouviu falar na Le Mans 2024 Road Trip? É a viagem até o local da icônica corrida de 24 horas em Le Mans, na França. Ou seja, a aventura começa no percurso com 47 veículos e 1 caminhão eletrificado na maior viagem elétrica do mundo.
Qual é a maior viagem elétrica do mundo?
O percurso conta com 1.600 km desde FDM Sjællandsringen, na Dinamarca, até à corrida de 24 horas em Le Mans, França, no dia 12 de junho de 2024.
O intuito é demostrar que os carros elétricos possuem autonomia suficiente para encarar mais do que os desafios urbanos do cotidiano. A caravana utilizará exclusivamente a extensa rede de carregamento da Allego em quatro países.
O caminhão elétrico é da marca dinamarquesa Danfoss. O modelo conta com 20 toneladas e 17 metros de comprimento e também fará parte da caravana.
De acordo com a marca, o caminhão elétrico faz parte da frota de caminhões totalmente elétricos da Danfoss. Ele participará da viagem para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado e as muitas soluções tecnológicas que já existem hoje.
“Para garantir a melhor produtividade possível, a infraestrutura de carregamento deve ser estabelecida principalmente em locais como terminais de carga, para que o tempo de carregamento seja igual ao tempo do carregamento elétrico.
Estamos enviando um dos nossos oito caminhões elétricos para Le Mans a fim de provar que, já hoje, é possível percorrer distâncias maiores. Em outras palavras, não há razão para termos ansiedade por causa da autonomia e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado dará uma contribuição significativa para a transição ecológica”, afirma Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss.
Leia também:
Volvo apresenta frota de caminhão elétrico ativa 24 horas por dia.
A Danfoss registrou um crescimento significativo no seu negócio de eletrificação nos últimos anos.
Evento quer alertar necessidade de eletrificação de frotas
Segundo dados da Agência Internacional de Energia (AIE), caminhões e outros transportes pesados emitiram 1,776 milhões de toneladas de CO2 ao longo do ano de 2020.
“Somos 115 participantes, nesta viagem rodoviária, que amam o automobilismo e os carros, e ao mesmo tempo, que desejam provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. Temos o prazer de ter a parceria da Danfoss e de seu caminhão elétrico, por ser essa uma empresa reconhecida por suas soluções e tecnologia em eletrificação”, afirma Jan Darville, CEO da GodEnergi.
A GodEnergi é a patrocinadora da Le Mans 2024 Road Trip, um evento sem fins lucrativos com objetivo de dissipar a ansiedade pela autonomia elétrica, assim como a possibilidade de eletrificar os transportes, numa extensão muito maior do que a perceptível atualmente.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.