Volvo apresenta frota de caminhão elétrico ativa 24 horas por dia

A Volvo, uma das principais fabricantes de veículos pesados do mundo, fechou parceria para a primeira frota de caminhões elétricos disponíveis 24 horas por dia. Veja! 

Volvo apresenta frota de caminhão elétrico ativa 24 horas por dia
Ação faz parte de estratégia global da montadora com prazo até 2030 (Foto: Freepik)

Frota elétrica da Volvo 24 horas 

A Volvo começou a entregar os primeiros caminhões elétricos para transporte de cargas pesadas do mundo. 

Para isso, a montadora sueca conta com a parceria da multinacional dinamarquesa Danfoss. 

VEJA TAMBÉM

Assim, os ‘’e-trucks’’ operarão em rotas fixas entre as unidades da Danfoss na Dinamarca, com um dos modelos disponível para atividades 24 horas por dia. 

Tal atuação ocorrerá cinco dias por semana, sem paralisações significativas para recarregar suas baterias. 

A entrega dos três primeiros e-trucks faz parte de uma parceria mais ampla entre a Volvo Trucks e a Danfoss, focada em operações de transporte elétrico sustentáveis. 

Nove caminhões totalmente elétricos da Volvo deverão entrar em operação antes de 2024.

Tecnologia de carregamento avançada

Os novos e-trucks disponíveis 24 horas por dia operarão em uma rota entre as unidades da Danfoss na Dinamarca.

Supercarregadores customizados serão utilizados para carregar rapidamente a bateria dos caminhões durante as operações de carga e descarga em cada parada – geralmente cerca de 15 minutos.

Os caminhões serão carregados através da infraestrutura de carregamento fornecida pela empresa dinamarquesa GodEnergi.

Volvo apresenta frota de caminhão elétrico ativa 24 horas por dia
Ação faz parte de estratégia global da montadora com prazo até 2030 (Foto: Divulgação)

Parâmetros internacionais 

De acordo com a Agência Internacional de Energia, os caminhões pesados  foram responsáveis por 1.776 Mt CO2 em 2020. 

Tendo isso em vista, a Volvo estabeleceu uma meta global de 50% de todos os novos caminhões vendidos sejam movidos por baterias ou células de combustível elétricas até 2030. 

A transição para veículos elétricos está sendo liderada pela Europa, onde a Volvo tem a ambição de fazer com que cerca de 70% de todos os novos caminhões vendidos na Europa até 2030 sejam elétricos.

Pioneirismo

Com a parceria firmada entre Volvo e Danfoss, a empresa da Dinamarca será a primeira local a ter uma frota de caminhões em operação disponível 24 horas por dia.

Quando o projeto tiver sido totalmente implementado, os e-trucks reduzirão as emissões dos escopos 1 e 2 da Danfoss na Dinamarca em 10-15%. 

Além disso, espera-se o benefício extra de redução da poluição sonora e atmosférica quase zero, garantindo assim um ambiente de trabalho consideravelmente melhor para os motoristas. 

 “A mudança para veículos elétricos faz parte do compromisso da Danfoss de se tornar neutra em carbono para as emissões dos escopos 1 e 2 até 2030’’, afirma Torben Christensen, Diretor Chefe de Sustentabilidade, e Chefe de Serviços Globais da Danfoss. 

Dessa forma, Danfoss juntou-se à iniciativa EV100 do Climate Group em 2019 e assumiu o compromisso de realizar a transição de toda a frota de veículos da empresa para veículos elétricos até no máximo 2030.

Veja também: Este caminhão da Mercedes tem autonomia de 1.000 km com um único abastecimento

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar