Quantas motos circulam no Brasil?
Quantas motos circulam no Brasil? Veja os dados Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
As motocicletas conquistaram um lugar de destaque no cenário automotivo brasileiro, se tornando o principal meio de transporte para milhões de pessoas. Mas você já parou para pensar quantas motos circulam no Brasil?
Quantas motos circulam no Brasil?
De acordo com o relatório divulgado em 2023 pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) existem 13 milhões de motos em circulação no país.
Outro dado relevante para o setor foi divulgado pela Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, em setembro de 2023. Segundo a entidade, uma em cada três cidades brasileiras têm mais motos registradas do que carros ou outro tipo de veículo motorizado.
Essa predominância é se dá em praticamente todas as regiões do país, onde as motos se tornaram o principal meio de transporte para grande parte da população.
Mercado segue aquecido
Dados da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que em 2023 as vendas de motos apresentaram um crescimento de 16,1% em relação ao ano anterior.
Foram ao todo 1,58 milhão de unidades emplacadas de janeiro a dezembro, o que representa o maior volume em 11 anos.
Mesmo com a seca no Rio Amazonas e seus afluentes, responsável pela redução em 6,4% da produção em outubro, houve um aumento nas vendas em dezembro. Embora modesta, a alta foi de 0,5% no último mês do ano, quando foram vendidas 132,8 mil unidades.
Quando comparado a novembro, o crescimento foi de 1,8%.
Leia também:
Moto mais barata do Brasil custa pouco mais de R$ 6 mil – será que vale investir?
O que explica o aumento nas vendas
Esse crescimento pode ser impulsionado por diversos fatores, entre os quais podemos destacar:
- Aumento do poder de compra – a renda familiar das classes C e D vem crescendo nos últimos anos, o que possibilitou a mais pessoas o acesso a bens de consumo duráveis como motocicletas.
- Facilidade de financiamento – diversas instituições financeiras oferecem linhas de crédito para o financiamento de motocicletas, tornando o processo de compra mais acessível.
- Vantagens práticas – as motos se destacam pela agilidade no trânsito, menor custo de manutenção, maior eficiência no consumo de combustível em comparação aos automóveis, sobretudo nas grandes cidades.
- Ampliação da oferta de motos – Honda e Yamaha ainda lideram, mas há vários fabricantes investindo no desenvolvimento de novos produtos e importações para o mercado brasileiro.
Hoje temos no mercado modelos para todos os estilos e preços. Cada um atendendo às diferentes necessidades dos consumidores, desde modelos urbanos até motos de altas cilindradas para longas viagens.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.