Extinto sucesso da Ford no Brasil terá nova geração na Europa
Extinto sucesso da Ford no Brasil terá nova geração na Europa. SUV que foi sucesso no país, retorna em uma nova geração mais moderna.
Depois de anunciar o fim da produção do Focus, a Ford foca seus planos em um carro conhecido do brasileiro: o EcoSport. O SUV, que foi sucesso da Ford no País, terá nova geração na Europa.
Ford EcosPort terá nova geração na Europa
O novo EcoSport foi completamente reformulado e agora se baseia na plataforma modular B-SUV da marca, a mesma utilizada no Puma. Descontinuado em 2022, o modelo chega para suprir justamente a lacuna dos hatches Focus e do Fiesta na região.
“Não há quaisquer planos para prolongar a produção do Focus”, disse Martin Sander, chefe da empresa na Europa.
Sem o Focus, a marca não investirá mais em hatchs nesse primeiro momento, pelo menos por enquanto, no velho continente. A ideia é trazer um SUV menor que o Puma, visando o segmento de utilitários esportivos compactos e “de quebra” abocanhar o segmento de hatches.
Isso significa que o novo EcoSport terá um design mais moderno e elegante, além de um interior mais espaçoso e tecnológico do que estamos acostumados por aqui.
Além disso, a Ford informou que será um modelo do tipo “multi-energia”, o que sugere uma ampla gama de conjuntos mecânicos, assim como combustíveis. Em outras palavras, deve ser disponibilizado com motores a gasolina e quem sabe híbridos.
A empresa não revelou muitas informações sobre o lançamento, apenas que sua produção será concentrada na planta de Valência, na Espanha.
Quanto ao design, também há poucas informações. No entanto, uma projeção criada pelo site Motor.es revela que o modelo contará com as diretrizes mais recentes de identidade da marca, logo deve contar com luzes LED de três peças empilhadas verticalmente junto à grade.
E as expectativas para essa nova geração são altas, principalmente pela missão de alcançar altos volumes comerciais, competindo com modelos elétricos e híbridos. Um deles é o Dacia Duster, versão europeia do Renault Duster, fabricado na Romênia e atualmente um dos SUVs mais vendidos por lá.
Leia também:
Ford reduz preço de seus carros em até R$ 17 mil.
O novo EcoSport vem para o Brasil?
Ainda é cedo para dizer que sim ou que não. A nova geração do EcoSport pode ser uma boa para o nosso mercado, tendo em vista o sucesso feito quando era produzido na fábrica de Camaçari – BA.
Descontinuado em 2022 na América Latina, o modelo deixou saudade e pode dar as caras novamente, visto que a empresa mantém as vendas de carros como Ford Bronco, Ford Territory, além das picapes e utilitários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.