Até nisso tem diferença: veja o que muda em um pneu de carro elétrico

Pneu para carro elétrico é o mesmo para carro convencional? Não, veja o que muda em um pneu de carro elétrico e como identificar um deles.

Embora pareçam iguais à primeira vista, um pneu de carro elétrico é diferente do carro à combustão. Essas modificações impactam no desempenho, segurança, economia de energia e no desgaste. 

Para resolver de uma vez essa dúvida, nós do Garagem360 preparamos este post. Acompanhe!

Veja a diferença de um pneu de carro elétrico para um convencional a combustão - Foto: Freepik
Veja a diferença de um pneu de carro elétrico para um convencional a combustão  – Foto: Freepik

 

O pneu de carro elétrico é diferente do carro a combustão?

Sim, a princípio são mais rígidos que o pneu convencional (carro a combustão). Além disso, existem outras diferenças, vamos a elas:

  • Peso – carros elétricos são geralmente mais pesados por conta da bateria. Isso exige um pneu capaz de resistir ao peso extra e garantir uma dirigibilidade estável. 
  • Baixa resistência ao rolamento – outro ponto é a baixa resistência ao rolamento. Isso é necessário por causa do sistema de reaproveitamento de energia da bateria, aumentando sua autonomia. 

Em outras palavras, pneus com baixa resistência ao rolamento ajudam a reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia do veículo.

  • Maior rigidez – assim como o peso maior, os pneus para eletrificados também são mais duros, ou seja, mais resistentes ao atrito. 

Isso porque eles são submetidos à alta entrega do torque instantâneo dos veículos elétricos. Além disso, os conjuntos pneumáticos, responsáveis por converter a energia do ar comprimido em energia mecânica, também precisam ser mais resistentes. 

  • Maior resistência mecânica – as acelerações mais rápidas e o aumento de torque nas rodas exigem compostos de borracha mais resistentes ao desgaste. Apesar disso, os pneus para carros elétricos costumam apresentar um desgaste maior em relação aos usados nos carros a combustão. 
  • Maior aderência – pelo mesmo motivo acima, os pneus dos eletrificados também precisam de alta aderência para garantir o controle de tração e controle nas mais diversas situações de condução, como aceleração, frenagens e curvas. 
  • Desgaste – como mencionado, os pneus para elétricos podem ter padrões de desgaste diferentes. Ainda assim, os fabricantes utilizam técnicas de construção específicas para assegurar uma maior longevidade mantendo a mesma performance. 
  • Ruídos –  carros elétricos são equipados com motores silenciosos, tornando o ruído dos pneus mais proeminente. Por isso, eles são desenhados para reduzir o ruído e proporcionar uma experiência imersiva. 

Leia também: Revelamos o que não te falaram sobre os pneus dos carros elétricos. 

Como identificar um pneu para carro elétrico?

As fabricantes lançam linhas especiais para carros elétricos e possuem marcações que os diferenciam dos pneus tradicionais. 

Geralmente, há símbolos como “EV” ou “EVS”, mas cada fabricante pode definir sua própria marcação. A Pirelli, por exemplo, apresenta a marcação HL (High Load) na parede lateral para indicar sua maior capacidade. 

Note a inscrição HL do pneu Pireeli - Foto: Divulgação
Note a inscrição HL do pneu Pireeli – Foto: Divulgação

De acordo com a fabricante, esta linha suporta até 20% mais peso em comparação a um pneu padrão e 6-9% mais peso do que um pneu XL de carga extra da mesma medida.

 

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Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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